Qual a diferença de cera e pomada para cabelo?

alguns produtos como a pomada capilar podem ajudar a amenizar as manchas causadas pela tinta de cabelo

Na hora de fixar o penteado e modelos os cabelos muitos homens acabam recorrendo à cera e pomada capilar, dois produtos que apesar de serem parecidos, possuem propostas um pouco diferentes. Sabendo disso, uma das grandes dúvidas sobre o assunto é quanto à diferença entre cera e pomada para cabelo.

Embora antigamente o gel fosse o produto mais usado pelo público masculino na hora de deixar os fios no lugar, atualmente o efeito de cabelo molhado não tem feito tanto sucesso entre os homens. Com isso, a maioria começou a recorrer a produtos que não deixam os fios com a aparência de ter acabado de sair do chuveiro como a pomada e a cera.

Para que você entenda melhor qual a diferença entre a cera e pomada para cabelo, separamos alguns tópicos interessantes sobre o assunto para tirar todas as suas dúvidas! Veja a seguir!

O que é pomada para cabelo?

A pomada para cabelo é um produto menos denso que lembra um creme texturizado e é usado para fixar o penteado dando leveza e deixando os fios mais soltos. Indicada principalmente para fazer topetes, o produto proporciona um efeito matificado nos fios.

Pode ser aplicada com os cabelos secos ou úmidos, e possui poder de fixação médio.

O que é cera para cabelo?

A cera, por sua vez, é um produto com aspecto mais denso e muitas vezes é encontrada em bastões. Por ter uma textura mais pesada, pode deixar os fios um pouco endurecidos, e é indicada principalmente para cabelos mais grossos como cabelos encaracolados.

Proporciona um efeito brilhoso, mas sem deixar os cabelos com ar de oleosidade. No entanto, é possível encontrar marcas de ceras capilares com efeito matificante.

Qual a diferença de cera e pomada para cabelo?

A principal diferença entre ambos está na textura e no efeito que o produto deixa nos fios. Enquanto a pomada consegue deixar os cabelos mais fixados com topetes e penteados pontiagudos, a cera é usada apenas para deixar o efeito de cabelo bagunçado, já que não consegue segurar os fios dessa forma por muito tempo.

Qual das duas opções é melhor?

A melhor opção depende exclusivamente do efeito que você deseja deixar e do seu tipo de cabelo. Em fios mais ressecados, por exemplo, pode ser mais interessante aplicar a pomada, enquanto em fios oleosos o toque seco da cera pode ser a melhor alternativa.

se o seu objetivo for deixar os cabelos com efeito bagunçado, a melhor opção é a cera
se o seu objetivo for deixar os cabelos com efeito bagunçado, a melhor opção é a cera

Além disso, a cera deixa os fios mais firmes, enquanto a pomada permite que você modele e remodele o cabelo várias vezes durante o dia, já que deixa os fios mais soltos e leves.

Caso você tenha os cabelos mais rebeldes a opção mais indicada é a cera, já que a pomada tem uma cobertura mais leve que pode fazer com que seja difícil deixá-los arrumado durante o dia.

Uma dica é testar os dois produtos para analisar com qual o seu cabelo se adapta melhor, ou então alternar o uso de acordo com o efeito que você deseja naquele momento. Vale lembrar, porém, que a pomada costuma ser mais oleosa, e é necessário ter uma certa cautela nas quantidades usadas diariamente para não acabar deixando um aspecto de cabelo oleoso e sujo.

Qual a quantidade ideal para aplicar no cabelo?

Pomada

A quantidade ideal de pomada equivale ao formato de uma moeda de 1 real, mas pode ser necessário aplicar um pouco mais de acordo com a quantidade e grossura dos fios. Sabendo disso, comece aplicando uma pequena quantidade e acrescente mais produtos aos poucos para que o seu cabelo não fique pesado e com excesso de óleo.

a quantidade de pomada aplicada nos cabelos deve ser pequena para não deixar os fios oleosos

Você deve começar aplicando o produto na parte de trás do cabelo indo para frente com movimentos leves, de modo que todos os fios fiquem envoltos com a pomada.

Cera

A quantidade de cera também costuma ser pequena e a indicação é que você acrescente sempre o produto aos poucos. A diferença é que o excesso de cera pode deixar os fios com aspecto de artificial e endurecidos, em alguns casos deixando-os também oleosos.

Quais cuidados tomar ao usar cera e pomada para cabelo?

Não durma com o produto nos cabelos

Deixar a pomada ou cera nos cabelos durante o sono obstrui os bulbos capilares, deixando os fios oleosos e contribuindo para a proliferação de fungos. Como resultado, você pode acabar desenvolvendo caspa e seborreia, além de outras condições como quebra e queda de cabelo.

evite dormir com o produto nos cabelo e lave os fios pelo menos 2 vezes durante o banho para se certificar de que toda a pomada ou cera foi removida
evite dormir com o produto nos cabelo e lave os fios pelo menos 2 vezes durante o banho para se certificar de que toda a pomada ou cera foi removida

O ideal é sempre retirar o produto com shampoo sem sulfato horas antes de ir para cama, assim o couro cabeludo consegue secar completamente e não há acúmulo de oleosidade. Caso você use ceras e pomadas com frequência, o ideal é usar shampoos anti resíduo uma vez por semana para fazer uma limpeza mais profunda da área e evitar possíveis acúmulos.

Não use produtos com álcool

Algumas pomadas e ceras contem álcool em sua composição, o que resseca os fios e contribui para que fiquem mais quebradiços. Procure sempre marcas de qualidade que não usem essa substância na composição do produto.

Faça cowashing

O cowashign é uma técnica de limpeza que pode ser feita sempre que você não usar nem a cera nem a pomada. Nela, ao invés de lavar os fios com shampoo você aplica somente o condicionador, ajudando a recuperar a hidratação e a não danificar o couro cabeludo por excesso de lavagem.

Não aplique a cera ou pomada na raiz do cabelo

Além de não usar o produto em quantidades excessivas, também não é recomendado aplicar a cera ou pomada no couro cabeludo, já que isso pode aumentar o acúmulo de produtos e a oleosidade. O ideal é que você aplique ao longo dos fios evitando sempre a raiz.

Agora que você viu qual a diferença entre a cera e pomada para cabelo ficou fácil saber qual dos produtos escolher para fixar e modelar o seu penteado. Caso ainda tenha ficado com dúvidas, você pode alternar o uso dos dois produtos e ver qual se adequa melhor às suas necessidades e às dos fios.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍