Pode hidratar os cabelos todos os dias?

A vitamina C limpa profundamente

A hidratação é uma etapa importante na hora dos cuidados capilares, e tem como objetivo principal proporcionar uma maior maciez e brilho para os fios. Por ser algo benéfico, muitas pessoas acreditam que hidratar os cabelos todos os dias fará com que eles fiquem mais fortes e saudáveis. Mas será que isso é verdade?

O cabelo precisa de uma reposição constante de água e nutrientes que acabam sendo perdidos durante o dia a dia. Em conjunto, também é necessário recuperar a fibra capilar, que diariamente é agredida por agentes externos como sol, poluição e até químicas de tinturas e alisamentos. Porém, isso não significa que é necessário hidratar os cabelos todos os dias.

No texto a seguir vamos lhe explicar qual a frequência ideal para hidratar os cabelos e como repor a água nos fios de uma maneira mais eficaz. Acompanhe!

Pode hidratar os cabelos todos os dias?

A hidratação não deve ser feita todos os dias nem mesmo em cabelos muito danificados e ressecados. Isso porque, embora os fios precisem de reposição de água e nutrientes, fazer uma hidratação excessiva deixa os fios pesados e opacos, causando um efeito contrário ao desejado.

Dessa forma, é extremamente importante alinhar a hidratação com técnicas como nutrição e reconstrução em um cronograma capilar de forma que os fios não sofram com o excesso de produtos.

Qual a frequência ideal para hidratar os fios?

Além do seu tipo de cabelo, também é importante levar em consideração o quão danificado ele está. Fios cacheados, por exemplo, são naturalmente mais secos e precisam de uma hidratação mais constante em comparação com os fios lisos.

O intervalo mínimo entre uma hidratação e outra é de uma semana para fios danificados, e 15 dias para fios saudáveis ou oleosos.

Contudo, tenha em mente que essa frequência pode variar em algumas épocas dos anos como o verão, por exemplo, já que nessa época o sol, cloro e sal contribuem para um ressecamento maior.

Leia também Quantas vezes eu posso lavar e hidratar cabelos cacheados?

Em cabelos que aplicam químicas frequentes a hidratação também deve ser mais recorrente, mas ainda respeitando o intervalo de 1 vez na semana.

Dicas para hidratar os cabelos de uma maneira mais eficaz

Nunca use máscaras de hidratação que não sejam indicadas para seu tipo de cabelo

Não é difícil encontrarmos pessoas que usam máscaras de hidratação para cabelos cacheados em cabelos lisos. Isso acontece porque muitos indivíduos acabam não lendo o rótulo dos produtos, e acreditam que todas as máscaras de hidratação podem ser usadas em todos os cabelos e que prometem o mesmo resultado.

Além disso não ser verdade, cada máscara é formulada para um propósito diferente, e é importante respeitar a indicação para não danificar os fios. Isso também acontece com máscaras reconstrutoras que são aplicadas em fios saudáveis, que ao invés de deixar os cabelos mais macios, acabam contribuindo para fios mais enrijecidos e opacos.

Nunca deixe o produto agindo mais do que o indicado

Outro hábito que acaba prejudicando a hidratação dos cabelos é deixar os produtos agindo mais do que o tempo indicado pelo fabricante. Tenha em mente que antes de estabelecer o tempo que o produto leva para agir, a marca realizou diversos testes até chegar em um número que deixasse os cabelos mais macios, hidratados e saudáveis sem prejudicar os fios.

Deixar o produto agindo mais do que o indicado pode acabar dando um efeito de fios pesados com uma hidratação excessiva, além de contribuir para o aumento da oleosidade em alguns casos.

Nunca pegue a máscara com uma colher

Apesar de ser comum, pegar a máscara de hidratação com uma colher acaba prejudicando a eficácia do produto, já que isso faz com que a máscara oxide. O ideal é manusear a máscara de hidratação com uma espátula de madeira e depositar o creme em outro recipiente caso for misturá-lo com outros ingredientes hidratantes.

Leia também Hidratação caseira para o cabelo: 7 receitas incríveis

Nunca use água quente para enxaguar o cabelo após a hidratação

A água quente não somente contribui para o ressecamento do couro cabeludo, mas também induz as glândulas da região a produzirem ainda mais sebo. Você pode optar por lavar os cabelos em água gelada antes do banho em dias de inverno, ou deixar a água de morna-fria e lavá-los durante o banho em dias mais amenos.

Sempre lave os cabelos antes de fazer a hidratação

A sujeira do cabelo impede que os nutrientes cheguem até a fibra capilar, prejudicando a sua absorção. Antes de hidratar os fios você deve lavá-los com shampoo antiressíduos para remover o acúmulo de produtos e sujeiras do couro cabeludo, lembrando-se de nunca usar esse tipo de shampoo mais do que uma vez na semana. Afinal, por ser rico em sulfato, esse cosmético acaba deixando os cabelos ainda mais ressecados.

Depois de lavar os fios, enxague e remova o excesso de água com uma toalha, já que cabelos úmidos também absorvem menos a hidratação.

Não use secador após hidratar os cabelos

O calor dos secadores é um dos grandes vilões quando o assunto é ressecamento dos cabelos. Isso quer dizer que após fazer uma hidratação nos fios você deve evitar o uso desses aparelhos. Para remover o acúmulo de umidade na raiz, seque os fios com uma toalha macia para remover o excesso de água após sair do banho e deixe os cabelos secando naturalmente. 

Assim, você evita que a hidratação feita seja perdida e que os fios fiquem ressecados mais rapidamente.

Agora que você viu que não pode hidratar os cabelos todos os dias, é importante fazer um cronograma capilar para intercalar a hidratação com nutrição e reconstrução, de forma que os seus fios recebam sempre os nutrientes necessários. Isso também contribui para que você não aplique hidratação em excesso e esteja sempre com os cabelos brilhantes e macios.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍