Qual a diferença entre Ombré Hair e Mechas Californianas?

Tanto o ombré hair quanto as mechas californianas, são exemplos de procedimentos muito procurados pelas mulheres que querem mudar o visual.

Principalmente se o assunto for dar uma clareada nas madeixas. Essas técnicas proporcionam um aspecto mais iluminado e são ótimas para serem feitas durante épocas mais quentes.

Ombré hair é um dos queridinhos nos salões de beleza
Ombré hair é um dos queridinhos nos salões de beleza

Por isso, já que as férias estão chegando que tal dar uma boa mudada nos seus fios? Afinal, você sabe a diferença entre ombré hair e mechas californianas? Vamos explicar te explicar tudo, passo a passo, para não restar nenhum tipo de dúvida.

Roupas e Acessórios femininos

Ombré hair versus mechas californianas

Ambas as técnicas são escolhidas por quem deseja clarear as madeixas, mas a diferença entre elas está na forma como as mechas são puxadas. No caso da californiana, o loiro fica mais concentrado nas pontas, aparentando um visual de praia, por isso o nome que remete à Califórnia, e no caso do ombré hair, o clareamento começa a ser feito próximo à raiz do cabelo.

Qual o melhor procedimento?

Todos os anos surgem novos métodos para mudar o ‘visu’ das madeixas. Na medida em que isso acontece, muitas dúvidas surgem: qual é o melhor procedimento? Qual deles agridem menos o cabelo? Qual o jeito certo de fazer?

O primeiro passo é escolher um bom profissional, só ele conseguirá te guiar da maneira certa, pois analisará o seu tipo de cabelo e qual forma de descoloração será mais adequada para o seu tom de pele.

Explique pra ele sua rotina de cabelo, conte se já passou por algum processo que tenha envolvido química anteriormente. Assim ele poderá te indicar os produtos certos. Desse modo não há uma técnica melhor que a outra, mas sim aquela que mais se adequa ao seu tom de pele e cabelo. Então é muito bom ficar atenta às tendências, não é mesmo?

Ombré hair e o efeito degradê

Sabia que o ombré hair é um dos preferidos entre as mulheres? Ele proporciona um aspecto bem iluminado às madeixas e fazem todo diferencial na hora de uma mudança no visual.

Dê aquela iluminada no visual!
Dê aquela iluminada no visual!

Normalmente, as mechas são puxadas a partir da orelha, e isso é uma boa alternativa para pessoas que não gostam de ir ao salão de beleza para fazer retoques com frequência!

Californianas remetem a um visual de praia

Como o próprio nome já diz, as mechas californianas são aquelas que deixam o cabelo com uma cara mais ‘verão’. A diferença entre esse procedimento e o ombré hair, é que nesse método, a descoloração se concentra mais nas pontas.

Ele foi inspirado nos surfistas da Califórnia que acabam ficando com os fios mais queimados em virtude do sol. Quem não quer optar por uma mudança muito brusca, o ideal é apostar na californiana. Se você não gostar da mudança, pode pintar com uma tonalidade mais escura, ou simplesmente cortar as pontas que foram descoloridas, simples, prático e rápido!

Californiana também é um tipo de luzes
Californiana também é um tipo de luzes

Mesmo sendo indicado utilizar um tom abaixo do seu tom de cabelo, fique à vontade para escolher do seu gosto! Se você quiser um resultado mais intenso, aposte em loiros mais claros. Mas se quiser uma modificação mais sutil em suas madeixas, opte por tons mais dourados.

Quem pode fazer californiana e quem pode fazer ombré hair?

Na realidade, qualquer pessoa que queira mudar o visual pode fazer ombré hair ou californiana. Como a diferença entre os métodos está na distribuição dos fios loiros, vai do gosto da pessoa qual procedimento ela vai querer.

Ombré Hair é a tendência deste ano!
Ombré Hair é a tendência deste ano!

O bom da californiana, é que a descoloração se concentra mais na ponta, ou seja, fica mais fácil de voltar pra um tom mais escuro, caso o clareamento seja feito além do desejado.

Quais cuidados devo ter quando passar pela descoloração?

Passar por um processo de descoloração capilar, pode agredir bastante seus fios, principalmente se você não está acostumada a fazer procedimentos químicos, já que eles exigem uma hidratação intensiva e periódica.

Assim que conversar com seu cabelereiro, compre os produtos certos para manter o aspecto visual e saudável do seu cabelo, isso vai te ajudar a fazer a manutenção.

Alguns profissionais recomendam uma hidratação no salão pelo menos a cada 15 dias, dessa forma, você evitará o aspecto quebradiço das pontas.

Tome muito cuidado com a chapinha: quando utilizada de forma excessiva, ela danifica as pontas, tornando-as mais ressecadas, além disso, você poderá sentir diferença na cor, já que ela pode ficar desbotada ao longo do tempo. Vale a pena evitar.

Se eu não gostar do resultado, como faço para voltar com a minha tonalidade natural?

Nem sempre o resultado de uma descoloração é a melhor possível. Pode acontecer que você ache um pouco estranho e acabe não gostando, sendo assim, desejando voltar a cor da sua base capilar. Neste caso, se for californiana, você pode optar por cortar as pontas. Já no caso do ombré hair, como as mechas começam a ser puxadas próximas à raiz do cabelo, é possível pintar de uma cor mais escura.

Ombré hair e californiana fazem mal para o cabelo?

Todo mundo que vai para o salão mudar o visual por meio de um procedimento químico, pelo menos uma vez na vida já teve essa dúvida! E acredite, é absolutamente natural que você não compreenda tudo sobre cabelo. 

É um resultado que combina com qualquer tonalidade de pele
É um resultado que combina com qualquer tonalidade de pele

Por isso mais do que necessário buscar informações acerca de qual produto será usado na descoloração e como você deve proceder para manter os cuidados em casa.

Como cuidar do cabelo pós química?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é: ombré hair e californiana não precisam de retoques com frequência. Isso quer dizer que você não sofrerá tanto com agressão de produtos químicos, já que eles não serão aplicados com certa periodicidade.

Desta maneira só é necessário se preocupar com a prevenção dos danos, veja só: Na primeira semana após o procedimento, o indicado é hidratar, nutrir e hidratar novamente, na segunda semana, hidratar, hidratar e nutrir, na terceira semana, hidratar, nutrir e hidratar e na última, hidratar, nutrir e reconstruir.

Seguindo esse cronograma capilar você sentirá uma grande diferença!

Use shampoo e condicionador específicos para cabelos com química

Todas as marcas de shampoo dispõem de uma linha específica para cabelos que acabaram de passar por procedimentos químicos. Se você quer cuidar bem do seu cabelo, nós indicamos recorrer a esse produtos, já que eles são feitos para preservar a cor por mais tempo e evitar o ressecamento que é resultado de uma coloração.

A Hidratação no salão pode te ajudar a manter os fios saudáveis!
A Hidratação no salão pode te ajudar a manter os fios saudáveis!

Uma boa pedida, é utilizar finalizadores, eles dão um toque especial e um aspecto bem sedoso aos fios! Além disso, muitos deles são protetores térmicos, ou seja,
acabam protegendo o cabelo dos raios ultravioletas, que podem danificar ainda mais o cabelo!

E aí, já marcou seu horário para mudar o visual? Seguindo essas recomendações, você dificilmente terá problemas com seu cabelo. Basta seguir um bom cronograma de hidratação, com produtos de qualidade. E não se esqueça de falar com seu profissional para tirar todas as dúvidas a respeito do ombré hair ou da californiana.

Secar o cabelo com secador ou deixar secar naturalmente?