Qual a falta de vitamina que causa a queda de cabelo?

falta de vitamina que causa a queda de cabelo

Assim como o restante do nosso corpo, os cabelos também precisam de vitaminas e minerais para se manter saudáveis. A carência nutricional de alguns minerais não somente compromete o funcionamento do nosso organismo de maneira geral, mas também contribui para um aumento na queda capilar. Mas você sabe qual a falta de vitamina que causa a queda de cabelo?

Um dos primeiros sinais da carência nutricional é a queda capilar e unhas quebradiças, já que grande parte das vitaminas têm ação importante na saúde dos fios, pele e unhas. No entanto, muitas pessoas desconhecem quais são as vitaminas importante para a saúde do cabelo e onde encontrá-las.

Veja no texto a seguir quais vitaminas causam a queda capilar quando estão em concentrações muito baixas em nosso organismo!

Qual a falta de vitamina que causa a queda de cabelo?

Biotina

A biotina é uma vitamina do complexo B também conhecida como B7 ou vitamina H, e está relacionada ao metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. Encontrada em abundância na gema do ovo, tomate, nozes e amendoim, a biotina em baixas concentrações no organismo pode provocar a queda de cabelo, já que a vitamina tem ação direta na produção da proteína que compõe a fibra capilar, chamada queratina.

Leia também O que é deficiência de biotina?

Vitamina D

A vitamina D é encontrada em abundância nos raios solares, sendo indicado um banho de sol de aproximadamente 15 minutos todas as manhãs para garantir que a pele e os cabelos absorvam o nutriente necessário. Por ter relação direta na estrutura do fio e ciclo de crescimento dos cabelos, uma deficiência de vitamina D pode causar a queda capilar e até mesmo agravar quadros já existentes.

a vitamina D pode ser encontrada facilmente frutos do mar como peixes, lagostas e camarões
a vitamina D pode ser encontrada facilmente frutos do mar como peixes, lagostas e camarões

Além do sol, a vitamina D também pode ser encontrada em frutos do mar e óleo de fígado de bacalhau.

Vitaminas do complexo B

Além da biotina, as demais vitaminas do complexo B também contribuem para a saúde dos fios, e deixar de ingerir as doses diárias recomendadas desse nutriente pode resultar em um aumento da queda de cabelos. Isso porque essas vitaminas atuam diretamente na saúde dos cabelos, olhos, pele, nervos, fígado e boca.

Ferro

O ferro é um dos minerais mais importantes para o corpo humano, já que auxilia no transporte do oxigênio para todos os órgãos do corpo. Quando está em concentrações muito baixas, pode comprometer a absorção das demais vitaminas importantes para a saúde do organismo e dos cabelos, explicando uma das causas da perda dos fios em decorrência de quadros de anemia. 

Além disso, pacientes com anemia tendem a ter cabelos mais fracos em decorrência da falta de oxigênio no couro cabeludo.

O ferro pode ser encontrado facilmente em alimentos como a carne vermelha, espinafre, brócolis e feijão.

Zinco

Por atuar no crescimento e reparação do tecido capilar, o zinco é um mineral bastante importante quando o assunto é a saúde dos cabelos. Além disso, o mineral também ajuda a manter o funcionamento adequado das glândulas de óleo ao redor dos folículos, que produzem o sebo que protege e hidratar o couro cabeludo.

Apesar da deficiência de zinco causar a queda de cabelo, concentrações muito elevadas de zinco no organismo também contribui para uma perda em excesso dos fios.

uma das principais fontes de zinco é a lentilha
uma das principais fontes de zinco é a lentilha

O zinco é encontrado em alimentos como gérmen de trigo, sementes de abóbora, carnes bovinas e lentilha.

Vitamina A

A vitamina A é um nutriente encontrado em alimentos como cenoura, abóbora, couve, espinafre e batata-doce, e tem grande influência no crescimento dos cabelos e também nas células do organismo. Em conjunto, a vitamina A é a responsável por auxiliar na produção do sebo capilar, que auxilia a hidratar a raiz dos cabelos e proteger os fios.

Apesar da falta de vitamina A causar a queda capilar, o excesso dessa vitamina em nosso organismo também pode ser um dos motivos que levam à perda de cabelo. Com isso, é indispensável que os níveis de vitamina A sejam sempre controlados por um especialista.

Proteína

Embora não seja uma vitamina, a proteína também é essencial para a saúde capilar, já que grande parte da estrutura das fibras capilares são feitas da substância. Apesar de ser considerada rara, a deficiência de proteína também pode ocasionar a queda de cabelos, podendo até mesmo diminuir o crescimento dos fios.

A proteína é encontrada em alimentos como ovo, leite e derivados e carnes em geral.

Quais outras vitaminas são importantes para o cabelo?

Vitamina C

Apesar da deficiência de vitamina C não causar a queda de cabelo, o nutriente é extremamente importante para a saúde das mechas, já que evita o envelhecimento do cabelo e protege os fios dos radicais livres.

Além do mais, a vitamina C ainda atua na produção de colágeno, uma proteína importante para a estrutura dos fios.

O nutriente é encontrado principalmente em frutas cítricas como limão, laranja, morango e também na goiaba.

Vitamina E

Assim como a vitamina C, a vitamina E é um antioxidante natural que previne o estresse oxidativo, evitando o envelhecimento dos fios. Um estudo identificou que a suplementação com vitamina E durante 8 meses contribuiu para um aumento de 34,5% no crescimento capilar, comparando com o período anterior ao da pesquisa.

a amêndoa é uma oleaginosa rica em vitamina E, nutriente essencial para a saúde dos cabelos
a amêndoa é uma oleaginosa rica em vitamina E, nutriente essencial para a saúde dos cabelos

Essa vitamina está presente em sementes de girassol, espinafre, abacate e amêndoas.

Leia também Como usar abacate no cabelo cacheado

Como tratar a falta de vitamina que causa a queda de cabelo?

Além de aumentar a ingestão de alimentos ricos nesses nutrientes, em alguns casos pode ser necessário fazer a suplementação das vitaminas que estão em deficiência no organismo.

Isso porque algumas pessoas não conseguem ingerir as quantidades indicadas dos nutrientes apenas por meio da alimentação e cabe ao tricologista analisar o quadro de cada paciente para indicar o melhor tratamento.

Como saber se eu preciso suplementar alguma vitamina?

Apenas um profissional qualificado poderá identificar se você precisa fazer a suplementação de alguma vitamina depois de solicitar diversos exames laboratoriais. Afinal, embora os nutrientes sejam extremamente importantes para nosso organismo, o excesso da maioria deles pode acabar causando efeitos colaterais indesejados, como a própria queda de cabelo.

Agora que você conferiu qual a falta de vitamina que causa a queda de cabelo, invista em alimentos ricos nesses nutrientes para compor a sua dieta. Caso suspeite de alguma deficiência nutricional, procure um nutricionista ou tricologista para identificar se essa poderia ser a causa da sua perda de cabelo em excesso.

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