Quanto é que o cabelo cresce por dia?

quanto é que o cabelo cresce por dia

Fortalecer os fios é o desejo de muitas pessoas que sofrem com a queda de cabelo e por quem se preocupa com a sua saúde capilar.

Afinal, para que o cabelo cresça de uma forma saudável, não basta apenas cuidar do couro cabeludo e sim de todas as partes da estrutura do fio. Uma dúvida bastante recorrente entre esses indivíduos é de quanto é que o cabelo cresce por dia?

O ritmo do crescimento capilar depende de pessoa para pessoa, podendo ser mais lento ou mais rápido de acordo com alguns fatores como rotina de cuidados, genética e alimentação.

Isso porque existem alguns alimentos específicos que são ricos em vitaminas essenciais para o cabelo, ajudando também na restauração, crescimento e fortalecimento.

veja no post a seguir quanto o cabelo cresce por dia
veja no post a seguir quanto o cabelo cresce por dia

Para que você entenda melhor sobre esse assunto, separamos um post completo explicando quanto é que o cabelo cresce por dia e quais cuidados você deve ter para que ele cresça mais rápido. Veja a seguir!

As fases de crescimento do cabelo

O processo de crescimento capilar não é contínuo, sendo um ciclo que se divide em 3 fases diferentes:

  1. anagênica: etapa em que o fio se desenvolve, com duração de 4 a 6 anos;
  2. catagénica: fase de transição em que os cabelos param de se desenvolver e começam a nascer, com duração média de 20 dias;
  3. telogênica: caracterizada pela fase em que o crescimento se interrompe e o fio entra em processo de queda para que um novo fio seja produzido em seu lugar.

Quanto é que o cabelo cresce por dia?

O tempo de crescimento dos fios é uma questão que pode variar de acordo com a alimentação de cada indivíduo, os cuidados de capilares e também a genética.

Em média, o cabelo cresce por dia aproximadamente ⅓ de mm, o que significa menos do que 1 mm por dia e cerca de 9 mm por mês.

Para você ter uma ideia melhor, lembre-se que 9mm são 0,9cm, ou seja, seu cabelo cresce na média 1cm por mês!

Para você ter uma ideia melhor, lembre-se que 9mm são 0,9cm, ou seja, seu cabelo cresce na média 1cm por mês!

Como fazer para que o cabelo cresça mais rapidamente?

Cuide da saúde do couro cabeludo regularmente

Um dos passos principais para que o cabelo cresça mais rapidamente é cuidar do couro cabeludo.

Por ser revestida de pele, a raiz do cabelo pode ficar com poros obstruídos por células morta, excesso de sebo e também restos de produtos capilares, o que impede a passagem de fios novos. 

cuidar da saúde do couro cabeludo ajuda com que os fios cresçam mais rápido e saudáveis
cuidar da saúde do couro cabeludo ajuda com que os fios cresçam mais rápido e saudáveis

Para evitar esse problema, invista em produtos capilares de qualidade como esfoliantes ou shampoos de limpeza profunda.

Esses produtos farão uma limpeza mais potente da região, desobstruindo todos os poros entupidos.

Massageie a raiz do cabelo

Massagear o couro cabeludo também é uma técnica que auxilia no crescimento dos fios, já que dessa forma estamos estimulando o fluxo sanguíneo da região. Isso faz com que as células do bulbo capilar acorde, o que ajuda com que os fios cresçam mais depressa.

Essa massagem pode ser feita durante o dia da forma que você achar mais prático: com os cabelos secos, ao aplicar shampoo e até mesmo com óleos vegetais antes da lavagem.

Caso opte por óleos, escolha aquele que auxilia no crescimento e fortalecimento dos fios, como é o caso do óleo de babosa, rícino e alecrim.

Faça o uso de tratamentos reconstrutores

Cuidar apenas do couro cabeludo não é o suficiente para ajudar os fios a crescerem.

O ideal é que você cuide de todo o comprimento do cabelo, investimento em tratamentos reconstrutores para cuidar do couro cabeludo e também reforça a fibra capilar para protegê-la durante o crescimento do cabelo.

Coma mais alimentos ricos em proteínas

Carne, peixe, leite, ovos e iogurtes são exemplos de alimentos ricos em proteína, nutriente essencial para formar a matriz capilar que dá origem tanto ao cabelo quanto a barba.

Dessa forma, ingerindo quantidades maiores desse nutriente, a tendência é que os fios cresçam mais rápido e mais bonitos.

Ingira vitaminas que auxiliam na saúde capilar

A biotina, também conhecida como vitamina B7 ou vitamina H, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B que atua na produção de queratina, uma proteína importante para a estrutura do fio.

Além de ingerir alimentos ricos em biotina, você também pode usar suplementos para o cabelo que contenham a vitamina em sua composição, potencializando assim os resultados.

Use o condicionador de forma correta

Um dos erros mais comuns principalmente das mulheres é aplicar o condicionador direto no couro cabeludo. Ao fazer isso, você dificulta a circulação sanguínea na região, afetando assim o crescimento dos fios.

O ideal é aplicar o produto e também o creme sem enxágue no mínimo 4 dedos após a raiz do cabelo, conhecido popularmente como comprimento.

Hidrate os cabelos pelo menos 1 vez por semana

Além do condicionador e do shampoo, você também deve fazer uma hidratação com máscaras adequadas para o seu tipo de cabelo. Dessa forma, ele crescerá mais rápido e mais saudável. Após lavar os fios com os produtos que você costuma aplicar, use uma máscara que contenham vitaminas importantes para o crescimento e saúde capilar.

Vale lembrar que indivíduos que possuem cabelos crespos acabam tendo uma percepção errada do crescimento dos fios, já que eles vão se enrolando naturalmente desde a raiz. Com isso, tem-se a impressão de que eles não estão crescendo normalmente.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍