Quantos centímetros ou dedos o cabelo cresce em um mês?

Tudo o que você precisa saber sobre o crescimento dos seus cabelos

Cabelo grande? Circunstâncias e metabolismos diferentes podem afetam a quantidade de centímetros que o cabelo pode crescer, mas a velocidade costuma se manter a mesma

A velocidade com que o cabelo cresce pode variar de pessoa para pessoa, especialmente dependendo do tipo de rotina que ela leva. Entretanto, há um consenso entre profissionais de quê, normalmente, o cabelo cresce cerca de um milímetro a cada três dias, o que no final do mês vai dar um centímetro. Isso significa que, ao final do ano, seu cabelo terá crescido doze centímetros.

Apesar desse número poder ter pequenas variações de uma pessoa para outra a velocidade em si com que isso acontece permanece constante. O que significa que, mesmo que seu cabelo cresça um pouco mais ou um pouco menos ele vai se manter aumentando mês a mês seguindo o padrão normal para o seu corpo.

O formato do cabelo também não tem nada a ver com o quanto ele cresce, sendo que o cabelo crespo ou enrolado segue o mesmo padrão dos cabelos lisos e ondulados. A diferença entre eles está realmente no formato, já que os dos dois primeiros se mantém encolhidos e acabam gerando a impressão de que crescem mais devagar, algo que é falso.

O crescimento acaba tendo como principal justificativa o próprio metabolismo da pessoa, mas é importante que ela se atente também às características dos seus fios e quais são os melhores produtos para usar neles no dia a dia.

Cabelos oleosos, secos, quebradiços ou que acabam tendo contato com produtos químicos constantemente exigem cuidados específicos para cada um.

Preste atenção as necessidades do seu cabelo

Ao prestar atenção nas necessidades do cabelo isso ajuda também a fazer com que ele cresça de maneira saudável e evite a queda. Especialmente se você costuma usar muitos produtos químicos e agressivos, que podem acabar prejudicando a raiz do cabelo e o couro cabeludo, o que pode desacelerar e até mesmo frear o crescimento dele.

A oleosidade é também algo que exige atenção, já que cabelos com essa característica em excesso podem acabar sendo prejudicados. O óleo natural do cabelo, apesar de benéfico para hidratá-los e mantê-los saudáveis, também pode acabar obstruindo os folículos capilares, o que dificulta para que cresçam.

Por isso, é importante que pessoas que possuem esse tipo de cabelo os lave regularmente, de preferência todos os dias, ou ao menos em dias alternados. Usar produtos anti resíduos também é uma boa dica para ter certeza de vão permanecer ao resultado ideal.

Super dicas sobre crescimento capilar
Cabelo oleoso merecem cuidados especiais

Além de produtos químicos outro fator que também pode acabar prejudicando o couro cabeludo, e assim fazer com que o crescimento do cabelo seja prejudicado, é o uso de aparelhos para o secar e modelar. 

Eles inclusive ajudam a aumentar a oleosidade no couro cabeludo. Secadores, chapinhas e babyliss, principalmente se usados em excesso, tendem a queimar os fios e o couro cabeludo, podendo irritar a área e estragar os fios. Profissionais da área aconselham a sempre que possível deixar o cabelo secar naturalmente.

Mas, se usá-los for imprescindível, a dica é manter o secador a pelo menos 30cm de distância dos fios e nunca usar nem chapinha e nem babyliss com o cabelo molhado. Isso a queima com muito mais intensidade e você ainda pode correr o risco de acabar levando um choque!

A alimentação também é importante

Se você acha que seu cabelo não anda crescendo tanto quanto costuma, ou que a queda vem aumentando demais com o tempo, prestar atenção na sua alimentação pode ser a saída.

Unhas e cabelos são as últimas partes do corpo a receberem os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, por isso é importante que você garanta que sua dieta tenha a quantidade necessária de componentes que os ajudem a se manter fortes e nutridos.

Folhas verde escuro, cenouras, brócolis, lentilha e couve flor são apenas alguns dos alimentos que podem ajudar a deixar seu metabolismo mais saudável e dar uma forcinha ao seu cabelo.

Os nossos fios são constituídos de um alto teor de proteínas, por isso a ingestão de delas também é essencial, sendo as vitaminas D, E e F algumas das principais.

Além disso, na estrutura do cabelo a queratina e os aminoácidos são os encarregados de garantir que a água necessária fique dentro dos fios, os deixando mais fortes, então manter os índices deles razoáveis no seu organismo vai ajudar.

E por último, o ferro também faz uma diferença enorme para que seu corpo consiga manter um bom ritmo de crescimento capilar, por isso é aconselhável manter as carnes das suas refeições pelo menos duas vezes por semana.

Se nem a alimentação e nem os hábitos ou produtos que costuma usar são o problema, então talvez o que esteja impedindo que seu cabelo cresça tanto quanto poderia é a saúde mental.

Momentos de estresse e ansiedade muitas vezes são comuns na vida cotidiana, especialmente se você possui um dia a dia corrido e com pouco tempo para cuidar de si mesma.

Ao passo em que se agravam esses problemas também afetam seu corpo e, em algumas situações, acabam gerando problemas mais graves como a queda de cabelo e até paralisando o crescimento dele.

Uma boa alimentação auxilia bastante no crescimento dos cabelos
A alimentação ajuda no crescimento do cabelo

Na dúvida sempre procure um terapeuta capilar ou um tipologista. Eles são especialistas na saúde capilar e as melhores opções para garantir que seus fios cresçam da forma como deveriam.

É verdade que o cabelo para de crescer à medida que envelhecemos?

O nosso cabelo segue um padrão bem específico durante toda a nossa vida. Nele existem três etapas, a anágena (de crescimento), catágena (de repouso) e a telógena (de queda). Existem certas situações que podem prejudicar esse padrão, como os citados acima, ou até mesmo fazer com que um deles acabe sendo suprimido. No entanto, supondo que seus cabelos estão saudáveis e seguindo o percurso normal, esse padrão vai continuar se repetindo não importa a sua idade.

Os cabelos acabam sim diminuindo a velocidade com que crescem à medida que envelhecemos, mas nunca param de fato. A não ser que exista um problema de saúde que os impeça (e se isso acontecer procure sempre um especialista) pode ficar tranquilo que sempre vai poder aproveitar dos seus fios um pouco mais longos a cada ano.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍