diferença entre Rastafari e dread

Qual é a diferença entre Rastafari e dread?

É muito comum nos referirmos a indivíduos que usam dreads como alguém que tem cabelo rastafari. Porém, as duas coisas possuem significados diferentes e embora estejam ligadas entre si, nem sempre uma pessoa que usa dread pode ser chamada de rastafari. Mas você sabe qual a diferença entre rastafari e dread?

O dread é um tipo de penteado muito comum na população negra, já que possui uma cultura história africana bastante forte. No entanto, qualquer pessoa pode usar esse tipo de penteado, que pode ser feito até mesmo em casa. Um erro muito comum, porém, é se referir a ele como cabelo rastafari.

Para que você entenda melhor a diferença entre rastafari e dread, separamos tópicos explicativos para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Veja a seguir!

O que é rastafari?

Rastafari é um movimento que nasceu na Jamaica nos anos 30 no qual reconhecia-se o último imperador da Etiópia, Haile Selassie, como messias. A grande parte dos seguidores dessa religião usavam dreadlocks, sendo esses os responsáveis por popularizar o penteado. Por essa razão começou-se a chamar o penteado de cabelo rastafari.

Informe publicitário

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.

Bob Marley foi um dos grandes propagadores dos dreads
Bob Marley foi um dos grandes propagadores dos dreads

Um dos grandes disseminadores desse estilo foi Bob Marley, e até hoje é possível encontrar diversas pessoas usando esse estilo no Brasil e no mundo.

A religião rastafari acredita que o estilo do penteado não somente aproxima os seus descendentes da cultura africana, mas também representa uma fronte religiosa que conecta o corpo e espírito com os cabelos.

O que são dreads?

Os dreads, por sua vez, é o penteado usado principalmente pelos seguidores da religião rastafari.

No entanto, isso não quer dizer que todos que usam esse tipo de penteado são adeptos ao movimento, nem que todos os rastafari usam dreads.

Porém, um dos grandes motivos do penteado ser encontrado principalmente na população rastafari é pelo seu surgimento na África e Índia milhares de anos antes, representando assim a herança cultural de diversas tribos.

Qual a diferença entre rastafari e dread?

Sabendo disso tudo fica fácil entender que a diferença entre ambas as coisas é que cada uma tem um significado diferente. Enquanto rastafari é uma religião, dread é um tipo de penteado usado mundialmente por diversas pessoas.

Leia também Como fazer dread no cabelo?

O termo cabelo Rastafari é correto?

Por se tratar de uma religião não é correto dar o nome de cabelo rastafari aos dreads. Afinal, nem todos os indivíduos que usam o penteado seguem a religião.

embora muitas pessoas chamem o penteado de cabelo rastafari, nem todos que usam o estilo são adeptos da religião
embora muitas pessoas chamem o penteado de cabelo rastafari, nem todos que usam o estilo são adeptos da religião

O ideal é se referir ao penteado como dread ou dreadlocks. Entretanto o termo não é considerado pejorativo e muitas pessoas não se importam em serem chamadas de rastafari por quem não consegue a diferença entre ambas as coisas.

Como o dread surgiu?

O dread surgiu na época da escravidão, quando os escravos eram matidos em cartiveiro a espera do navio negreiro durante um período de cerca de um ano. Durante a viagem sob o Atlântico, esse escravos eram mantidos presos uns aos outros de uma maneira amontoada que não permitia espaço nem mesmo para a higiene pessoal, incluindo o ato de pentear os cabelos.

Ao desembarcarem os cabelos tinham a aparência emaranhada como tufos, recebendo o nome pelos brancos americanos de Dreadful (monstruoso). Porém, o nome foi encurtado décadas depois para remover o tom pejorativo.

Passado algum tempo, algumas tribos da Índia e África começaram a usar os dreads pelas dificuldades enfrentadas em manter os fios no lugar e também para representar uma ligação espiritual.

De onde surgiu o nome cabelo rastafari?

O termo cabelo rastafari surgiu graças à popularização do penteado feito pela religião rastafari por volta dos anos 30 como uma espécie de oferenda e voto de fé.

O penteado surgiu oficialmente com esse nome na Jamaica pelos ex-escravos, sendo batizado de Natty Dreadlock. O objetivo do penteado era passar uma imagem cultural para a sociedade de origem europeia que ainda vivia na Jamaica.

Cuidados com os dreads

Diferente do que muitos acreditam, é recomendado fazer a lavagem dos dreads periodicamente para evitar complicações no couro cabeludo. Porém, é essencial ter cuidado para não lavar mais do que o necessário e com força em excesso para não desmanchar o penteado, e ter certeza de que os fios secaram completamente antes de ir dormir.

Do contrário, você pode acabar desenvolvendo seborreia e caspa, além de mau cheiro causado pela umidade principalmente de dreads feito de lã.

devido ao seu emaranhado, o dread não permite que a hidratação chegue da forma ideal na raiz do cabelo, sendo necessário borrifar uma mistura de água com óleo diariamente
devido ao seu emaranhado, o dread não permite que a hidratação chegue da forma ideal na raiz do cabelo, sendo necessário borrifar uma mistura de água com óleo diariamente

Os dreads também precisam ser hidratados diariamente, já que o enosamento do penteado não permite que o hidratante chegue na raiz de forma adequada. Para isso você pode usar uma mistura de óleo de argan ou óleo de coco com água e borrifar pelo penteado uma vez ao dia.

Quais os tipos de dreads?

Atualmente existem diversos tipos de dreads, embora antigamente o mais comum fossem os dreads com cera. Apesar de na época da escravidão não fosse usado nenhum material para fazer o penteado, nos dias de hoje as técnicas para fazer os dreads surgiram para facilitar e dar um estilo a mais, como é o caso do dread de lã. 

Existem no Brasil alguns salões especializados em dreads que usam a técnica da agulha de crochê para deixar os fios com o aspecto cilíndrico sem deixar fios arrepiados.

Para quem deseja experimentar o visual, ainda é possível colocar extensões de dread removíveis.

Depois de ver qual a diferença entre rastafari e dread ficou fácil entender porque o termo cabelo rastafari não deve ser usado. Vale apena lembrar, porém, que a religião foi a responsável por tornar os dreads tão populares, sendo esse o motivo do uso tão recorrente desse termo.