Como usar abacate no cabelo cacheado?

usar abacate no cabelo cacheado

O abacate é uma fruta extremamente saudável, rica em vitaminas A, E, C e K, além de ser fonte de minerais como manganês, magnésio, cobre, fósforo e zinco. Com isso, além de contribuir para a saúde do nosso organismo, o abacate também tem se tornado uma excelente opção para hidratar os fios, apresentando benefícios ainda maiores ao usar abacate no cabelo cacheado.

Junto com a lista enorme de nutrientes, o abacate também conta em sua composição com lipídeos, óleos naturais e aminoácidos, que são responsáveis por nutrir a fibra capilar de dentro para fora. Ou seja, além de deixar os cabelos mais macios, o abacate também ajuda com que fiquem menos ressecados e quebradiços.

Leia também Por que o cabelo quebra?

Veja a seguir como usar abacate no cabelo cacheado de forma correta e qual a melhor maneira de aplicar a fruta no couro cabeludo!

Quais os benefícios do abacate para cabelos cacheados?

Além de seu poder de hidratação, o abacate também auxilia na reposição de nutrientes dentro da fibra capilar, especialmente em fios crespos e cacheados que precisam de um tratamento a mais em comparação com fios lisos. Afinal, esse tipo de cabelo não recebe a oleosidade natural do couro cabeludo desde a raiz até as pontas, e tem a tendência de ressecar com mais facilidade.

o abacate é uma fruta rica em vitaminas, minerais e lipídeos, substâncias que hidratam e nutrem os cabelos
o abacate é uma fruta rica em vitaminas, minerais e lipídeos, substâncias que hidratam e nutrem os cabelos

Aplicar abacate nesse tipo de cabelo não somente contribui para uma maior retenção de umidade das mechas, mas também para uma limpeza profunda no couro cabeludo e fortalecimento da fibra danificada. Em conjunto, a fruta ainda combate o frizz, a queda de cabelo, evita pontas duplas, aumenta o brilho, acelera o crescimento dos cabelos e sela as cutículas.

Quais são os efeitos da hidratação com abacate?

Um dos primeiros sinais notáveis após usar o abacate para hidratar o cabelo é o desaparecimento do aspecto espigado e seco que fios ressecados costumam ter. Além disso, também é possível notar uma maciez maior, menos pontas duplas e fios menos quebradiços.

Já em cabelos cacheados é possível notar mechas mais encorpadas e resistentes, com cachos mais definidos e promovendo uma sedosidade profunda para os fios.

Como usar abacate no cabelo cacheado?

O abacate pode ser usado de diversas maneiras diferentes, misturado com outros ingredientes e até mesmo puro, dependendo do efeito que você deseja alcançar nos seus cabelos.

Abaixo listamos três receitas caseiras de tratamentos com abacate para hidratar e nutrir os cachos.

Abacate com azeite de oliva

Voltado especialmente para cabelos cacheados ressecados, o abacate combinado com o azeite, um óleo vegetal com alto poder de hidratação, nutre e repõe a fibra capilar, dando um aspecto mais saudáveis para as mechas.

a mistura de abacate com azeite de oliva é excelente para cabelos cacheados ressecados
a mistura de abacate com azeite de oliva é excelente para cabelos cacheados ressecados

Para fazer essa receita, misture um abacate com uma colher de sopa de azeite extra virgem e uma colher de sopa de mel.

Depois de misturar bem, aplique nos cabelos antes de lavá-los com shampoo e ainda secos para uma umectação mais profunda.

Massageie o couro cabeludo por aproximadamente 10 minutos e lave os cabelos com shampoo, retirando todo o excesso da máscara caseira para evitar que os cabelos fiquem oleosos.

Abacate com iogurte natural

Voltada para cabelos com química como tinturas e alisamentos, a receita de abacate com iogurte natural reconstrói a fibra danificada em poucos minutos de aplicação.

Misture ¼ de abacate com uma banana e 1 colher de sopa de iogurte natural. Mexa bem e aplique nos fios já lavados com shampoo. Antes de aplicar a máscara, retire o excesso de água dos fios com a ajuda de uma toalha para que a mistura penetre melhor nos cabelos.

Depois de depositar a mistura em todo o cabelo, deixe agir por aproximadamente 20 minutos, retirando com água fria.

Nesse caso, não é necessário selar a hidratação com condicionador, já que a banana faz esse papel nas cutículas capilares.

Abacate com cenoura

Indicado para quem tem cabelos loiros com químicas, essa máscara caseira age nos cabelos danificados e frágeis fortalecendo e restaurando os fios.

Para fazer a receita, bata no liquidificador meio abacate com 1 cenoura, duas amêndoas e um pote de iogurte natural. Despeje a mistura em um pote e adicione 1 ampola de vitamina E, mexendo bem para que tudo se incorpore.

para os cabelos loiros danificados com as químicas, o abacate com cenoura e iogurte natural ajuda a fortalecer e restaurar os fios, além de hidratar e nutrir as mechas
para os cabelos loiros danificados com as químicas, o abacate com cenoura e iogurte natural ajuda a fortalecer e restaurar os fios, além de hidratar e nutrir as mechas

Aplique a mistura nos cabelos ainda sujos, evitando a raiz. Deixe agir por 20 minutos, enxágue e lave os cabelos normalmente.

Abacate com máscara de hidratação

Para uma hidratação mais simples, você pode misturar 4 colheres de sopa de abacate com 5 gotas de óleo de amêndoas ou azeite de oliva e 3 colher de sopa de máscara para hidratação.

Misture todos os ingredientes e aplique nos cabelos limpos e úmidos, retirando o excesso de água com uma toalha. Deixe agir por 20 minutos, enxágue e finalize com condicionador.

A máscara de abacate também pode ser aplicada em cabelos lisos?

Sim, desde que sejam ressecados e quebradiços. Caso o seu cabelo seja oleoso, o mais indicado é evitar esse tipo de máscara, já que o abacate é rico em óleos naturais, que poderia deixar os fios com excesso de sebo.

Qual a frequência ideal para a usar abacate no cabelo cacheado?

Não existe uma frequência exata, e o intervalo entre uma aplicação e outra dependerá do seu tipo de cabelo e estado em que ele se encontra. Se você possui cabelos ressecados e danificados, pode precisar da hidratação 1 vez na semana, enquanto pessoas com cabelos com maior tendência a oleosidade podem fazer a hidratação com abacate a cada 15 ou 20 dias.

a frequência ideal para aplicar a máscara de abacate varia de acordo com o tipo de cabelo
a frequência ideal para aplicar a máscara de abacate varia de acordo com o tipo de cabelo

Já para cabelos com muita química como alisamentos, tinturas, escovas e relaxamentos, a aplicação pode ser de até duas vezes na semana, lembrando-se de respeitar um intervalo mínimo de 48 horas entre uma aplicação e outra.

Agora que você aprendeu a usar abacate no cabelo cacheado, pode começar a fazer a hidratação com a fruta para tratar cabelos ressecados e danificados. Lembre-se de sempre respeitar a necessidade das suas mechas, e faça a hidratação apenas quando os fios precisarem. Do contrário, o cabelo ficará com um aspecto pesado e opaco.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍