Guanidina ou escova progressiva? Qual usar para Alisar?

guanidina ou escova progressiva

Embora muitas mulheres estão recorrendo à transição capilar e deixando de fazer procedimentos que alisam os fios, existe uma parcela da população feminina que ainda prefere usar os cabelos lisos. Além da escova progressiva, um dos procedimentos mais famosos de alisamento capilar, a Guanidina também começou a tomar espaço. Será que você sabe qual a diferença entre esses dois alisamentos e se deveria optar pela Guanidina ou escova progressiva alisar os fios?

Com tantos processos estéticos que prometem deixar os fios mais lisos, é comum que haja dúvidas sobre os benefícios de cada um, e qual deles é melhor em questões de saúde capilar. Além disso, também é importante saber a indicação para cada tipo de cabelo.

Confira no texto a seguir a diferença entre os dois procedimentos de alisamento capilar e saiba qual usar para alisar os fios!

Guanidina ou escova progressiva: entenda a diferença entre elas

Guanidina

O alisamento feito com guanidina é recomendado para fios muito crespos, já que é um processo considerado mais potente. Além disso, diferente da escova progressiva, esse tipo de alisamento é definitivo e o retoque da raiz é feito a cada 3 meses, aproximadamente.

resultado da guanidina

A guanidina é obtida por meio da mistura de hidróxido de cálcio e carbonato de guanidina, sendo considerado um dos alisamentos mais fortes atualmente.

Escova progressiva

Considerado um alisamento temporário, com duração de 2 a 3 meses, a escova progressiva é indicada para cabelos cacheados ou ondulados. Por ter uma fixação menor, a escova progressiva tende a sair com o tempo e os fios começam a enrolar novamente conforme a lavagem.

Quem faz alisamento com guanidina pode aplicar outras químicas no cabelo?

A guanidina não permite que você aplique algumas químicas, já que isso poderia causar a quebra e queda dos fios como o uso de tioglicolato de amônia ou henê. Isso também quer dizer que quem possui esse tipo de produto nos cabelos não deve fazer o alisamento com guanidina.

Contudo, ainda é possível aplicar a escova de queratina após usar a guanidina, que ajuda a deixar os cabelos ainda mais liso após o procedimento. Afinal, a queratina nada mais é do que um tipo de proteína produzida por nosso organismo e que é encontrada em diversas partes do corpo, sendo uma delas a fibra capilar.

E assim como qualquer nutriente presente em nosso organismo, é importante repor a queratina regularmente, já que perdemos nutrientes durante o dia a dia de forma natural.

Depois de fazer a progressiva é possível aplicar outra química nos fios?

Não é aconselhável a aplicação de qualquer outra química como pinturas, henê e henna sem consultar um especialista no assunto. Isso porque, por se tratar de um processo considerado bastante agressivo para os fios, a progressiva deixa a fibra capilar fragilizada.

Isso significa que aplicar outra química por cima sem esperar um tempo mínimo pode resultar em quebra de cabelo e até mesmo corte químico.

Teste antes de aplicar a guanidina ou escova progressiva

Independentemente de qual das duas químicas você escolher, é importante fazer um teste com uma mecha para verificar como está a saúde dos cabelos e se a fibra capilar está fragilizada. Caso o profissional pule esta etapa, você corre o risco de ter todo o cabelo quebrado durante o procedimento.

aplicar a guanidina ou escova progressiva nos fios sem fazer o teste da mecha pode resultar em quebra de cabelo, queda dos fios e ressecamento excessivo
aplicar a guanidina ou escova progressiva nos fios sem fazer o teste da mecha pode resultar em quebra de cabelo, queda dos fios e ressecamento excessivo

Normalmente, os profissionai fazem um teste em uma mecha da nuca para verificar se o cabelo aguenta toda a química sem quebrar. Se ao fazer o teste o seu cabelo não fica elástico ou quebradiço, você poderá aplicar a química no cabelo todo sem grandes problemas.

Além disso, o teste também serve para verificar se a progressiva será o suficiente para alisar os seus cabelos, que pode precisar da guanidina caso for muito crespo.

Faça uma hidratação antes do procedimento

Se ao fazer o teste o profissional notar que os seus cabelos estão quebradiços, ele indicará que você faça uma hidratação profunda antes de aplicar a química nos fios. No entanto, hidratar os cabelos antes de fazer técnicas alisantes é importante até para cabelos saudáveis.

Isso porque, durante esse tipo de processo estético, os fios são submetidos a químicas muito fortes, que acabam agredindo consideravelmente a fibra capilar. Dessa forma, hidratar os cabelos antes de aplicar a química é uma forma de garantir que a agressão será menor, e que a fibra não ficará tão frágil.

Leia também Máscaras de Hidratação caseira: 7 receitas incríveis

Guanidina ou escova progressiva: qual usar para alisar?

A escolha do procedimento vai depender do seu tipo de cabelo e do resultado que você espera. Além disso, é importante consultar um tricologista para verificar como está a saúde da fibra capilar antes de submetê-la a processos como esses, principalmente se você tiver cabelos crespos e for optar pela guanidina.

Para quem tem cabelo ondulado ou cacheado também é possível escolher a guanidina como forma de alisamento. No entanto, por ser um processo mais potente, a agressão pode ser maior. E levando em conta que a progressiva consegue alisar esse tipo de cabelo normalmente, pode não ser uma boa opção escolher um processo tão agressivo sem necessidade.

Já quem possui fios crespos e não quer recorrer a guanidina, é possível fazer uma escova progressiva para ajudar no alisamento. Porém, muitas vezes o procedimento não consegue alisar os fios totalmente, e pode ser necessário recorrer a outros tipos de químicas após o processo. Com isso, o cabelo acaba ficando ainda mais danificado.

Agora que você viu se deve escolher entre a guanidina ou escova progressiva, converse com um especialista e com um cabeleireiro de confiança para discutirem qual é a melhor opção para o seu tipo de cabelo. Lembre-se de manter uma rotina de hidratação capilar antes e depois da química, já que isso evitará uma agressão mais alta e ajudará na recuperação do fio e da fibra capilar.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍