bicarbonato no cabelo

Para que serve o bicarbonato no cabelo?

O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina também conhecida como carbonato de monossódico e pode ser usada para fins culinários, de limpeza, higiene e até mesmo de beleza, sendo aplicado no rosto e couro cabeludo. Mas você sabe para que serve o bicarbonato no cabelo?

Por ser considerado um antiácido natural bastante eficaz, o bicarbonato é indicado principalmente para problemas estomacais graças a sua capacidade de neutralizar o pH ácido. Com isso, o bicarbonato também auxilia no controle do pH do couro cabeludo, além de atuar como um esfoliante natural que auxilia na saúde raiz dos cabelos e dos fios.

Veja a seguir para que serve o bicarbonato no cabelo!

Benefícios do bicarbonato

Por atuar como esfoliante natural, o bicarbonato pode ser usado para retirar as células mortas da pele reduzindo cravos e espinhas.

Roupas e Acessórios femininos

graças à sua ação esfoliante, o bicarbonato pode ser usado para remover cravos e espinhas e células mortas do couro cabeludo
graças à sua ação esfoliante, o bicarbonato pode ser usado para remover cravos e espinhas e células mortas do couro cabeludo

Em conjunto também é benéfico para limpar os dentes, lavar as mãos, reduzir o mau cheiro do suor e fazer a manutenção da saúde dos fios.

Benefícios do bicarbonato no cabelo

Amenizar a caspa e seborréia

A caspa acontece quando a pele morta do couro cabeludo descama para dar lugar às novas células que estão sendo formadas. Enquanto isso, a seborreia é a descamação do couro cabeludo normalmente ocasionada por uma infecção na pele do local. Em ambos os casos, o sintoma principal são pontos brancos nos cabelos, que nada mais são do que a pele que se soltou.

Para ajudar no tratamento contra caspa e seborreia, o bicarbonato atua como esfoliante removendo o excesso de células mortas no local, o que ameniza as descamações e ajuda a controlar o sintoma.

Diminui a oleosidade nos fios

Aplicar bicarbonato no cabelo também pode ser uma excelente opção para quem sofre com o couro cabeludo oleoso. Isso porque, a substância remove a gordura dos fios deixando-os limpos por mais tempo, além de evitar o acúmulo de sujeira na raiz do cabelo.

Leia também O que fazer para o cabelo não ficar oleoso?

Remove os resíduos de produtos do couro cabeludo

Além da oleosidade natural, o acúmulo de produtos como condicionadores quando aplicados da maneira errada, máscara de hidratação, shampoo a seco, spray de fixação, creme para pentear e protetor térmico contribuem para que a raiz dos cabelos fique ainda mais suja.

Embora alguns shampoos como o shampoo anti resíduo remova todo o acúmulo, eles são ricos em sulfato, uma substância que pode agredir a fibra capilar quando usada de forma incorreta.

o bicarbonato pode ser usado junto com o shampoo para potencializar a remoção do acúmulo de produtos na raiz do cabelo sem danificar a fibra capilar
o bicarbonato pode ser usado junto com o shampoo para potencializar a remoção do acúmulo de produtos na raiz do cabelo sem danificar a fibra capilar

Sendo assim, uma alternativa menos nociva para os fios é usar o bicarbonato de sódio como um shampoo para remover o acúmulo de sujeira, lembrando-se de que o seu uso também deve ser feito com cautela para evitar o ressecamento dos cabelos.

Para aplicar a substância nos fios, misture 1 colher de sopa de shampoo com 1 colher de sopa de bicarbonato e lave os cabelos normalmente. Nesse caso, porém, atente-se para usar sempre um shampoo sulfate free, o que garante que você não estará aplicando dois produtos que agridem os cabelos juntos.

Em dias que o acúmulo de sujeira estiver muito grande, você pode aplicar a mistura de 1 copo de 200ml de água com 2 colheres de sopa de bicarbonato desde a raiz até as pontas do cabelo com a ajuda de um spray. Os fios devem estar ainda úmidos, e você deve fazer uma massagem com as pontas dos dedos para que a substância penetre melhor.

A solução pode ser aplicada antes ou depois de passar o shampoo, lembrando-se de sempre finalizar a lavagem com um condicionador para selar as cutículas e evitar as pontas duplas.

Existe contraindicação do bicarbonato no cabelo?

Embora seja um produto natural, o bicarbonato possui pH alcalino, se assemelhando muito a produtos como alisantes, produtos para relaxamento, coloração e até descolorantes.

Isso quer dizer que aplicar bicarbonato em grandes quantidades no couro cabeludo pode não somente danificar a fibra capilar, mas também causar ressecamento e pontas duplas.

por ter o pH alcalino, o uso exagerado do bicarbonato no cabelo pode acabar ressecando os fios
por ter o pH alcalino, o uso exagerado do bicarbonato no cabelo pode acabar ressecando os fios

O ideal é que a aplicação seja feita no máximo 1 vez na semana e que se mantenha uma rotina de cuidados capilares para evitar que os cabelos sejam danificados.

Leia também Hidratação caseira para o cabelo: 7 receitas incríveis

Quais cuidados tomar quando aplicar bicarbonato no cabelo?

Como o bicarbonato abre as cutículas capilares, é importante nunca se esquecer de usar condicionadores após aplicar a substância, garantindo assim que as cutículas se fechem e o cabelo não desenvolva pontas duplas.

Além disso, caso você sofra de alguma doença do couro cabeludo, é fundamental consultar um tricologista antes de aplicar bicarbonato no cabelo, já que a pele da região é sensível e pode reagir negativamente ao uso da substância.

Qualquer tipo de cabelo pode usar bicarbonato?

O bicarbonato não é indicado para cabelos com progressivas, já que o pH dos produtos usados neste procedimento para deixar os cabelos mais lisos poderia modificar ainda mais a estrutura dos fios em contanto com o pH do bicarbonato, o que resultaria em cabelos mais opacos e sem brilho.

por serem naturalmente mais ressecados, os cabelos cacheados devem evitar o uso de bicarbonato para não piorar o quadro
por serem naturalmente mais ressecados, os cabelos cacheados devem evitar o uso de bicarbonato para não piorar o quadro

Em conjunto, a substância também não é indicada para cabelos cacheados, já que poderia deixá-los ainda mais secos do que o normal, visto que esse tipo de cabelo é naturalmente mais ressecado.

O bicarbonato ajuda no combate à queda de cabelo?

Embora o bicarbonato não tenha demonstrado eficácia em tratamentos caseiros para auxiliar no combate à perda capilar, outros ingredientes naturais podem ser uma ótima alternativa para quem sofre com a perda dos fios.

Leia também Remédio caseiro para queda de cabelo existe?

Bicarbonato no cabelo: limpeza de dentro para fora

Uma outra opção para quem qeer cuidar dos cabelos é cuidar da saúde do organismo como um todo, já que um corpo carregado com toxinas pode afetar a saúde capilar enfraquecendo os fios e contribuindo para que fiquem quebradiços e caiam com mais facilidade.

Leia também Por que o cabelo quebra?

Um método simples para isso é ingerir 1 copo de 200ml de água com 2 colheres de sopa de vinagre de maçã e 1 pitada de bicarbonato meia hora antes de uma das refeições principais.

o bicarbonato com vinagre é uma excelente alternativa para desintoxicar o organismo
o bicarbonato com vinagre é uma excelente alternativa para desintoxicar o organismo

Faça isso de 2 a 3 vezes na semana, e evite ingerir o bicarbonato caso sofra com problemas de hipertensão, já que a substância poderia fazer a pressão aumentar por ser uma substância sódica. Nesses casos você pode ingerir apenas o vinagre de maçã, que também contribui para a desintoxicação do organismo.

Agora que você viu para que serve o bicarbonato no cabelo, pode começar a usar a substância para remover o excesso de oleosidade e ajudar no tratamento da caspa e seborreia. Lembre-se, no entanto, de conversar com o seu tricologista caso esteja fazendo algum tratamento no couro cabeludo, evitando assim possíveis alergias e problemas dermatológicos.