Saw Palmetto Serenoa Repens

O saw palmetto pode ajudar com a perda de cabelo?

Saw palmetto é um popular remédio à base de ervas. Algumas pessoas usam para reverter ou prevenir a perda de cabelo e nesse post vamos entender uma pouco mais sobre ele que também é conhecido como serenoa repens.

Neste artigo, examinamos a pesquisa sobre o saw palmetto para queda de cabelo. Também explicamos como usar o saw palmetto e tratamos de outros possíveis remédios para a perda de cabelo.

Saw Palmetto é um extrato (principio ativo) do fruto do Sabal também conhecido como Serenoa Repens. (género botânico pertencente à família Arecaceae) e possui uma ação anti-inflamatória, auxilia no tratamento da próstata, de infecções da bexiga (cistite) e algumas evidências que pode combater a queda de cabelo.

Saw Palmetto Funciona?

Infelizmente não há provas científicas que confirmem que o saw palmetto reduz a queda de cabelo. Os principais estudos não tem amostragem suficientes para se garantir resultados.

Roupas e Acessórios femininos

De acordo com o National Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH), não há evidências científicas suficientes para apoiar o uso de saw palmetto para o tratamento de qualquer problema de saúde.

No entanto, alguns pesquisadores vem se interessando na relação entre o saw palmetto e a queda de cabelo.

De acordo com um estudo de 2012, o saw palmetto pode inibir uma enzima chamada 5-alfa redutase. A famosa finasterida usa este mesmo mecanismo para tratar a perda de cabelo em homens.

Ao inibir a 5-alfa redutase, o finasterida bloqueia a conversão da testosterona em di-hidrotestosterona, que é o hormônio responsável pela perda de cabelo no homem.

O saw palmetto também pode ter efeitos anti-inflamatórios no corpo, o que poderia oferecer proteção para algumas causas de queda de cabelo.

Em um pequeno estudo de 2002, pesquisadores deram um suplemento que continha tanto o saw palmetto quanto beta-sitosterol para 10 homens com alopecia androgenética. Os pesquisadores observaram melhora em 6 dos 10 homens. Como este estudo foi muito pequeno, é necessária uma investigação adicional para apoiar estes resultados.

Os pesquisadores observaram melhora em 6 dos 10 que usaram saw palmetto

Em outro estudo de 2012, os investigadores recrutaram 100 homens com alopecia androgenética de ligeira a moderada. Ao longo de 2 anos, um grupo tomou 320 mg de saw palmetto por dia, enquanto o outro grupo recebeu 1 mg de finasterida por dia.

Ao final, 38% dos que tomaram saw palmetto obtiveram melhora na queda de cabelo, em comparação, 68% dos que tomaram finasterida obtiveram melhora.

Esta descoberta sugere que ambos os tratamentos surtem efeito, mas que finasterida é mais eficaz.

Os pesquisadores também observaram que quanto mais grave a perda de cabelo, menos provável que o saw palmetto funcione.

Embora estudos menores tenham mostrado que o saw palmetto pode ser uma promessa como tratamento para a perda de cabelo, há a necessidade de estudos adicionais, e em maior escala.

Como usar saw palmetto

O saw palmetto está disponível em uma série de formulações, inclusive suplementos orais e produtos para cuidados do cabelo, como xampus e condicionadores.

Como os pesquisadores não provaram que o saw palmetto de fato previne ou trata a perda de cabelo, não há nenhuma dose oficial recomendada.

Vitaminas para cabelo
Não existe dose recomendada mas se usa 320mg por dia normalmente.

Um artigo no Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery cita uma dose recomendada de 160 mg duas vezes por dia sob a forma de comprimidos. Os pesquisadores também utilizaram esta dose em ensaios clínicos.

Não existe nenhuma orientação extra sobre como usar o saw palmetto, como, por exemplo, se deve-se tomar com ou sem refeições

Efeitos colaterais

O Saw palmetto não costuma causar efeitos colaterais significativos. O mais comum é a possibilidade de dores de cabeça e estômago.

De acordo com a NCCIH, a pesquisa não mostrou quaisquer interações medicamentosas com o saw palmetto.

No entanto, ainda é uma boa ideia que as pessoas conversem com o médico antes de tomarem saw palmetto, no caso de estarem disponíveis novas informações sobre interações.

boa ideia que as pessoas conversem com o médico antes de tomarem saw palmetto
boa ideia que as pessoas conversem com o médico antes de tomarem saw palmetto

Outra preocupação para os homens que tomam saw palmetto é que o suplemento pode reduzir os níveis de antígeno prostático específico (PSA). 

Um artigo observa que os níveis de PSA podem diminuir 50% após 6 a12 meses de uso do saw palmetto. Os médicos testam os níveis de PSA durante a investigação de câncer de próstata, por isso o saw palmetto pode tornar estes testes menos precisos.

Outros soluções para a queda de cabelo

A dieta pode ter efeitos importantes na manutenção de uma pele e cabelos saudáveis. Alimentos específicos podem ajudar a promover o crescimento do cabelo e melhorar a força e volume.

A Academia Americana de Dermatologia aconselha as pessoas a garantir que obtenham o suficiente de certos nutrientes na dieta diária. Esses nutriente incluem proteínas, ferro e biotina, que o corpo usa para construir cabelo forte e saudável. Comer poucas calorias também pode afetar o crescimento e a saúde do cabelo.

quais as vitaminas para queda de cabelo
Alimentação é fundamental mas use os suplementos caso necessite

Poucos estudos analisaram outros remédios caseiros para a perda de cabelo. No entanto, há algumas evidências que sugerem que massagear o couro cabeludo e aromaterapia podem ajudar.

Tal como o saw palmetto, o óleo de semente de abóbora é um inibidor da 5-alfa redutase.

Um estudo de 2014 descobriu que os homens que tomavam 400 mg de óleo de semente de abóbora ao dia por 24 semanas conseguiram um aumento médio na contagem de fios de cabelo de 40%. No entanto, é necessário que haja mais investigação para que os possam determinar a eficácia deste suplemento.

Muitos médicos recomendarão fazer mudanças de estilo de vida relacionadas com o cuidado do cabelo. Em algumas pessoas, os seguintes passos podem ajudar a evitar o aumento da queda:

  • lavar e condicionar do cabelo usando produtos hidratantes e suaves.
  • não utilizar tratamentos com óleos aquecidos, alisadores químicos, relaxantes químicos e produtos térmicos para estilização, tais como pranchas alisadoras, escovas térmicas ou modeladores de cachos.
  • limitar a utilização de secadores de cabelo e quando usar, optar pela menor intensidade possível.
  • evitar penteados que puxam o cabelo para trás com força como coques, rabos de cavalo, ou tranças — porque o torcer e puxar pode levar à queda de cabelo.
  • escovar o cabelo da forma mais gentil possível.
  • Evitar stress assim como longos períodos de trabalho.
  • Alimente-se direito mas se necessário, suplemente com vitaminas para queda do cabelo como biotina.

Resumo

O saw palmetto é um suplemento que pode ajudar o cabelo crescer. No entanto, as provas atuais para apoiar o uso deste tratamento são limitadas, e os órgãos oficiais não o recomendam.

O saw palmetto possui poucos efeitos colaterais, então algumas pessoas podem decidir tomar apesar da falta de evidências mas este suplemento pode afetar os níveis de PSA nos homens, é importante informar ao médico e redobrar os cuidados.