Pode usar Shampoo anticaspa todo santo dia para tratar as descamações?

usar Shampoo anticaspa todo santo dia

A caspa é um problema bastante recorrente principalmente em dias mais frios e de inverno, já que durante esse período a tendência é que a água do chuveiro fique mais quente. Porém, alguns hábitos como dormir com os fios molhados e usar boné diariamente também contribuem para que a pele do couro cabeludo descame. Na tentativa de solucionar o problema, muitas pessoas acabam lavando os cabelos com shampoo anticaspa todos os dias. Mas será que pode usar shampoo anticaspa todo santo dia?

O shampoo anticaspa é um cosmético que age diretamente na pele da raiz do cabelo, removendo o excesso de sebo e diminuindo as descamações da região. Junto a isso, ele ainda acalma a área e alivia sintomas como coceira e vermelhidão. Por ser formulado para remover toda a oleosidade dos cabelos, a tendência é que ele acabe ressecando os fios se for usado de forma inadequada.

Confira a seguir se pode usar shampoo anticaspa diariamente e quais as recomendações!

Pode usar shampoo anticaspa todo santo dia?

Para que o tratamento anticaspa seja eficaz, é necessário higienizar os fios com o produto específico com uma certa frequência para que os agentes da fórmula façam efeito no couro cabeludo. Porém, não é recomendado que a lavagem dos cabelos seja feita diariamente, levando em conta que os ingredientes do shampoo anticaspa acabam ressecando a pele da região. Isso faz com que o problema se agrave, já que quando a pele está ressecada tem maior tendência à descamação.

o shampoo anticaspa deve ser usado no máximo 3 vezes na semana
o shampoo anticaspa deve ser usado no máximo 3 vezes na semana

Além disso, ao remover todo o sebo natural dos fios, o organismo age com um efeito rebote para proteger os cabelos, produzindo ainda mais oleosidade ao entender que as mechas estão ressecando.

Sabendo disso, o shampoo anticaspa deve ser usado em uma frequência máxima de 3 vezes na semana. Durante surtos de descamação, você pode lavar os cabelos dia sim e dia não apenas com o shampoo anticaspa.

Quando o problema amenizar, é possível intercalar o uso com outros shampoos, aplicando o shampoo anticaspa apenas uma ou duas vezes na semana, já que o problema não tem cura e pode voltar a aparecer.

O shampoo anticaspa resseca os cabelos?

Sim, a maioria dos shampoos anticaspa ressecam o cabelo, já que sua ação principal é minimizar a produção e acúmulo de óleo na raiz do cabelo, a fim de evitar as descamações.

Porém, atualmente é possível encontrar shampoos anticaspa com efeito hidratante, que garante que a pele da região não fique ressecada. Vale lembrar que mesmo esses tipos de shampoo não devem ser usado mais de 3 vezes na semana.

Posso usar condicionador junto com o shampoo anticaspa?

O condicionador é um passo essencial quando o assunto é cuidados capilares, já que ele é responsável por selar as cutículas e manter os agentes de hidratação, limpeza e calmantes dentro da fibra capilar para agirem devolvendo a água, amenizando problemas como a caspa e nutrindo os fios.

Durante o tratamento anticaspa é indispensável o uso de um condicionador da mesma linha do shampoo, que garantirá que o tratamento seja mais eficiente.

Atenção à temperatura da água

A temperatura da água é um dos fatores mais importantes no tratamento contra as descamações.

evite banhos quentes para não piorar as descamações
evite banhos quentes para não piorar as descamações

Isso porque a água muito quente abre os poros, fazendo com que as glândulas sebáceas produzam ainda mais oleosidade. Como resultado, as descamações tendem a piorar mesmo com o uso de shampoos anti caspa, o que torna o tratamento ineficaz.

Mitos e verdades sobre a caspa

O shampoo anticaspa acaba com o problema definitivamente

Mito. A caspa é um problema que não tem cura, e pode retornar de acordo com os hábitos e mudanças climáticas, mesmo com o uso de shampoos e tratamentos tópicos. Dessa forma, é importante cuidar da saúde dos cabelos e ficar atento as descamações para saber a hora de começar a usar um shampoo anticaspa com mais frequência.

A caspa está ligada a falta de higiene

Mito. Embora ficar muitos dias sem lavar os cabelos possa aumentar a oleosidade, aumentando consequentemente as descamações, lavar os cabelos periodicamente não garante que o problema não irá surgir.

lavar os cabelos todos os dias não garante uma prevenção contra a caspa
lavar os cabelos todos os dias não garante uma prevenção contra a caspa

Isso porque a caspa não tem grande ligação com a higiene dos cabelos, já que está ligada exclusivamente com o nível de produção de óleo das glândulas sebáceas e proliferação de fungos, que podem ser desencadeados por hábitos que aumentam a umidade da região como dormir com cabelos molhados e usar bonés diariamente durante muito tempo.

Lavar os cabelos todos os dias provoca caspa

Depende. Cabelos ressecados que lavam os fios todos os dias podem acabar contribuindo para as descamações, mas, em contrapartida, cabelos com excesso de oleosidade podem precisar de uma higiene mais constante. Apesar do recomendado ser a lavagem em dias alternados, em alguns casos os cabelos precisam ser higienizados todos os dias para conter a oleosidade.

No entanto, a lavagem diária, quando necessária, não deve ser feita com um shampoo anticaspa, e sim com um shampoo específico para o tipo de cabelo.

A caspa é mais recorrente em homens

Verdade. O couro cabeludo masculino tende a ser até 60% mais oleoso em comparação com as mulheres. Isso porque a testosterona acaba estimulando as glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade e descamação.

A caspa é mais frequente no inverno

Verdade. Além do aumento dos banhos quentes, durante o inverno as glândulas sebáceas tendem a produzir mais oleosidade, contribuindo para maior incidência de descamações.

Depois de ver se pode usar shampoo anticaspa todo santo dia e conhecer mais sobre a caspa e seus mitos e verdades, procure ajuda de um tricologista para tratar o problema. Isso porque em casos mais severos, apenas shampoos podem não ser o suficiente para conter a oleosidade e os fungos do couro cabeludo, sendo necessário administração de medicamentos de uso tópico.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍