Quanto tempo demora para o shampoo Anti-caspa fazer efeito?

Quanto tempo demora para o shampoo Anti-caspa fazer efeito

Para manter a saúde dos cabelos em dia, também é essencial que os cuidados com o couro cabeludo seja frequente. Afinal, a falta de hidratação na área pode acabar deixando a pele do couro cabeludo ressecada e propensa a descamação. No entanto, não fornecer a limpeza ideal para conter o excesso de oleosidade também pode prejudicar a saúde das mechas, e é necessário o uso de shampoos específicos para conter o problema. A principal dúvida a respeito disso é quanto tempo demora para o shampoo anti-caspa fazer efeito.

A caspa pode ser desencadeada por fungos, os quais são tratados com shampoo de cetoconazol, ou hábitos que contribuem para o aumento da produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, como banhos quentes e uso muito frequente de bonés e chapéus.

Para tratar os quadros de caspa você deve saber a forma ideal de aplicá-lo no couro cabeludo, e por quanto tempo fazer o uso desse tipo de produto.

Confira a seguir quanto tempo o shampoo anti-caspa leva para fazer efeito e qual a melhor forma de usá-lo.

Quanto tempo demora para o shampoo anti-caspa fazer efeito?

Esse tipo de shampoo leva uma média de 1 mês para começar a fazer efeito, e é o tempo que grande parte dos especialistas aguardam até mudar o tipo de tratamento aplicado caso o shampoo não seja eficiente. No entanto, é necessário usar o produto em intervalos regulares de 3 vezes na semana, e nunca diariamente para evitar o ressecamento da área. 

pode ser necessário até 1 mês de uso do shampoo anti-caspa para os efeitos serem percebidos
pode ser necessário até 1 mês de uso do shampoo anti-caspa para os efeitos serem percebidos

Diferente do que muitos acreditam, usar o shampoo anti-caspa todos os dias não faz com que o problema seja resolvido de forma mais rápida, e na verdade tem o efeito contrário a isso. Afinal, o shampoo formulado para acabar com a caspa tende a ressecar os cabelos se for usado todos os dias, já que sua ação principal é remover o excesso de oleosidade no couro cabeludo.

Quando isso acontece, a tendência é que a pele da região comece a descamar por falta de hidratação, piorando ainda mais o quadro.

E quem tem o couro cabeludo muito oleoso?

Algumas pessoas podem sentir necessidade de lavar os fios todos os dias pelo excesso de oleosidade, que pode precisar de uma lavagem mais frequente para ser contida. Porém, nesses casos, o shampoo anti-caspa deve ter propriedades hidratantes para não causar um ressecamento excessivo na região.

O ideal é que você tente lavar pelo menos em dias alternados, mas caso haja necessidade, pode-se lavar todos os dias, ficando atento ao uso de condicionadores e máscara de hidratação para evitar que os fios fiquem fragilizados.

Condicionador

O condicionador deve fazer parte da mesma linha do shampoo, o que garantirá que os fios recebam todos os agentes necessários para eliminar a caspa sem ressecar os cabelos.

Contudo, além do condicionador, você também deve ficar de olho na temperatura da água, que deve ser morna ou fria, e nunca quente demais. 

A água em temperaturas elevadas acaba abrindo os poros e induzindo as glândulas sebáceas a produzir uma oleosidade excessiva, o que piora os quadros de caspa e contribui para uma maior incidência de descamações.

Como aplicar o shampoo anti-caspa de forma correta?

O shampoo deve ficar no couro cabeludo por pelo menos 5 minutos para que os agentes contidos no produto possam agir na pele da região. Dessa forma, o tempo de demora para o shampoo Anti-caspa fazer efeito não é afetado.

Na hora de aplicar, coloque uma quantidade semelhante a uma moeda de 1 real na palma da mão e aplique no couro cabeludo molhado. 

deixe o shampoo agindo por 5 minutos para que os agentes consigam penetrar no couro cabeludo
deixe o shampoo agindo por 5 minutos para que os agentes consigam penetrar no couro cabeludo

Em seguida, faça uma massagem com as pontas dos dedos colocando pressão para garantir a limpeza. Tome cuidado para não usar as unhas para não criar feridas que podem piorar o quadro de caspa.

A quantidade de shampoo pode variar para mais, dependendo do comprimento dos fios, e em alguns casos pode ser necessário lavar os cabelos 2 vezes seguida para garantir que os fios fiquem totalmente limpos.

O ideal é que você faça um teste para verificar como o seu cabelo se comporta, levando em conta se ele possui uma oleosidade excessiva ou se é ressecado.

Na hora de enxaguar, certifique-se de que removeu todo o produto, que pode continuar agindo nos cabelos e causando o ressecamento e eletricidade dos fios, resultando no que chamamos de frizz.

Para secar as mechas, use uma toalha de algodão e pressione levemente nos cabelos evitando esfregar com violência no couro cabeludo. Isso fará que as cutículas dos fios se abram novamente, e não consigam manter os agentes dentro da fibra dificultando a eficácia do tratamento.

Posso usar máscara de hidratação junto ao tratamento anti-caspa?

A máscara de hidratação pode e deve ser usada durante o tratamento anti-caspa, já que ela é responsável por evitar o ressecamento da fibra capilar. Porém, você deve buscar uma máscara que esteja de acordo com seu tipo de fio, e nunca aplicar esse tipo de produto na raiz do cabelo para evitar acúmulos.

Quando usamos máscaras de hidratação e condicionadores na região da raiz, estamos construindo para um acúmulo de produto e aumento da oleosidade, que consequente piora os quadros de caspa por entupir os poros e resultar em uma produção excessiva de sebo.

Posso usar secador nos fios?

O uso de secadores não é recomendado nos casos de caspa, já que as altas temperaturas aumentam as descamações por deixar os fios mais oleosos. Caso for usar o aparelho, fique atento para deixá-lo pelo menos 30 centímetros de distância do couro cabeludo e escolha jatos frios ou mornos, e nunca na temperatura máxima.

na hora de usar secador, mantenha o aparelho pelo menos 30 centímetros de distância dos fios
na hora de usar secador, mantenha o aparelho pelo menos 30 centímetros de distância dos fios

Depois de ver quanto tempo demorar para o shampoo anti-caspa fazer efeito, use o produto da forma correta para garantir que o tratamento surta efeito e o quadro não se agrave. Junto a isso, busque ajuda de um tricologista para verificar qual o melhor shampoo anticaspa para você usar de acordo com as necessidades do seu couro cabeludo.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍