Qual a melhor marca de shampoo a seco?

para que serve o shampoo a seco

O shampoo a seco é um produto destinado a situações emergenciais e a sua principal função é remover o excesso de óleo produzido pelo couro cabeludo.

Por deixar os cabelos limpos em apenas alguns minutos após a aplicação, pode ser usado a qualquer hora do dia sem deixar os fios com aspecto de úmidos. Mas você conhece a melhor marca de shampoo a seco?

Atualmente no mercado é possível encontrar diversos tipos de shampoo a seco, destinados especialmente para cada tipo de cabelo e coloração.

Isso quer dizer que nem todos os shampoos a seco podem ser usados por todas as pessoas, sendo necessário levar em conta alguns fatores antes de escolher qual aplicar nos seus fios.

Veja a seguir qual é a melhor marca de shampoo a seco e aprenda a escolher o produto da forma correta!

Quando usar o shampoo a seco?

Apesar da praticidade, o shampoo a seco não deve ser usado diariamente. Além de não conseguir reter a oleosidade por muito tempo, o acúmulo do produto na região pode acabar causando problemas mais sérios e até mesmo aumentando a oleosidade produzida pela raiz do cabelo.

a finalidade do shampoo a seco é remover o excesso de oleosidade na raiz do cabelo
a finalidade do shampoo a seco é remover o excesso de oleosidade na raiz do cabelo

Leia também O que fazer para o cabelo não ficar oleoso?

O uso adequado do produto é a fim de prolongar o efeito de cabelo limpo que foi lavado no dia anterior.

Ou seja, caso acabe surgindo um compromisso de última hora e você quer manter os fios limpos sem precisar lavá-los novamente, o shampoo a seco pode ser uma excelente opção.

Algumas mulheres com químicas nos fios ainda usam o shampoo em dias alternados para não lavar os cabelos com muita frequência e evitar o desbotamento da cor, e ainda para remover odores de fumaça, cigarro e fritura.

Como escolher o shampoo a seco de forma correta?

Cabelos oleosos

Os cabelos oleosos podem dar um pouco mais de trabalho na hora de serem mantidos limpos.

Afinal, o óleo em excesso pode acabar deixando os fios com aspecto de sujo mesmo depois de algumas horas após a lavagem. Em casos mais críticos, a oleosidade pode até mesmo causar a queda de cabelo por entupir os poros e deixá-los fragilizados.

Alguns produtos específicos para esse tipo de cabelo são ricos em adstringentes que limpam e combatem a produção excessiva de sebo e podem até mesmo ajudar na prevenção de caspa e seborreia.

Shampoos com ingredientes como alecrim ou camomila são excelentes opções para combater os fios oleosos.

Cabelos secos

Em contrapartida, quem possui os fios mais secos deve investir em ingredientes hidratantes, já que os adstringentes podem acabar ressecando ainda mais as mechas. Na hora de escolher um shampoo a seco prefira os ricos em óleo de coco e D-Pantenol.

O óleo de coco é um antibacteriano natural rico em propriedades hidratantes, além de possuir ação antifúngica. Com isso, além de deixar os cabelos limpos e hidratados, ainda previne a proliferação de fungos, traz movimento para os cabelos e diminui o frizz.

Cabelos com químicas

O shampoo a seco pode não deixar o resultado esperado se for usado de forma incorreta em cabelos com químicas.

Esse tipo de fio tem uma tendência maior à fragilização, graças a química aplicada durante o processo de pintura, alisamento ou descoloração. Dessa forma, pedem um produto que não agrida a fibra capilar.

os cabelos tingidos devem usar produtos específicos para não danificar os fios já fragilizados pela química
os cabelos tingidos devem usar produtos específicos para não danificar os fios já fragilizados pela química

No mercado você encontra até mesmo shampoo a seco para cabelo com química e oleoso, que remove o excesso de óleo mas sem danificar as mechas e deixá-las ressecadas.

A cor dos fios influencia?

Antigamente a cor dos cabelos era uma grande influência na hora de escolher o shampoo a seco, já que algumas marcas acabavam deixando a raiz do cabelo esbranquiçada após a aplicação. No entanto, com o passar dos anos o mercado começou a produzir produtos específicos para fios mais escuros.

usar shampoo a seco em cabelos escuros que não seja destinado para essa cor pode deixar manchas brancas nos fios
usar shampoo a seco em cabelos escuros que não seja destinado para essa cor pode deixar manchas brancas nos fios

Algumas embalagens usam o termo dark para indicar que aquele produto pode ser usado em cabelos mais escuros, enquanto outras marcas usam a tonalidade exata para indicar se aquele shampoo pode ser usado em fios castanhos ou pretos. O mesmo acontece com os cabelos mais claros, já que alguns cosméticos são fabricados para melhorar a cor e textura dos fios loiros.

Shampoo com proteção UV e Volume Extra

Outra variação do shampoo a seco é a proteção UV e Volume Extra, que possuem propostas diferentes e podem ser usadas por todos os tipos de cabelo, de acordo com cada fabricante.

O shampoo a seco Volume Extra é destinado especialmente para fios ondulados para deixá-los mais cheios, enquanto o proteção UV pode ser usada por quem fica muito tempo exposto ao sol.

Isso faz com que os cabelos queimem menos e sofram uma agressão menor dos raios solares até mesmo na praia e piscina.

Qual a melhor marca de shampoo a seco?

A melhor marca do mercado atualmente é a Cless Shampoo a Seco Charming Pós Química. Com um preço médio de R$ 23,00, o produto promete absorver a oleosidade indesejada de forma instantânea sem ressecar os fios, dando uma revitalizada principalmente nas mechas que foram expostas a químicas.

Por ser rico em Complexo Vegetal de Polissacarídeos, aumenta a elasticidade dos fios e fortalece a fibra capilar, além de ser um produto com proteção UV, podendo ser usado em dias de praia e de muito sol.

É destinado para todos os tipos e cores de cabelo, embora seja indicado especialmente para os que foram submetidos a químicas.

Depois de ver qual a melhor marca de shampoo a seco, não deixe de testá-la e ver como os seu cabelo reage a ela. Lembre-se de evitar o uso excessivo desse tipo de produto para não entupir os poros, e use um shampoo anti-resíduo pelo menos uma vez por semana para limpar profundamente o couro cabeludo.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍