Para que serve o shampoo de cetoconazol e quais as indicações de uso?

shampoo de cetoconazol

Os cuidados com os cabelos vão além do uso de shampoo e condicionador. Além desses produtos de uso mais frequente, também é essencial que você mantenha uma rotina de hidratação, nutrição, umectação, reconstrução e limpeza mais profunda da fibra capilar. Um exemplo são cosméticos com cetoconazol, ingrediente importante para manter a saúde dos cabelos que sofrem com descamações em dia. Mas você sabe para que serve o shampoo de cetoconazol?

O cetoconazol pode ser encontrado em shampoos voltados para o tratamento de infecções micóticas da pele, e deve ser indicado especialmente por um especialista após análise do quadro clínico. Isso porque, no caso de quadros de descamações do couro cabeludo, a causa nem sempre são fungos.

Confira no texto a seguir o que é cetoconazol e para que serve o shampoo com essa substância!

Para que serve o shampoo de cetoconazol?

O cetoconazol é uma substância que inibe a produção de ergosterol, que nada mais é do que um esteróide essencial para a sobrevivência e multiplicação de fungos. Isso quer dizer que o shampoo com cetoconazol é voltado para tratamentos de micose do couro cabeludo, caspa e seborreia.

o cetoconazol age diminuindo as descamações e sintomas como conceira, vermelhidão e ardência
o cetoconazol age diminuindo as descamações e sintomas como conceira, vermelhidão e ardência

No entanto, a substância ainda pode ser encontrada em outros formatos para tratar foliculite, micose de unha e pé e outros problemas de pele.

Quais formatos é possível encontrar o cetoconazol?

Quando um shampoo de cetoconazol não surte efeito, o tricologista pode receitar a substância em forma de medicamento para tentar amenizar o problema, como por exemplo:

Comprimido

O cetoconazol em comprimido é usado também para tratar infecções sistêmicas. Isto é: internas. Entre elas estão infecções pulmonares, da retina e dos ossos.

Shampoo

Sendo uma das formas mais conhecidas onde se encontra o cetoconazol, os shampoos anti caspas tendem a ser ricos na substâncias, já que ela se mostra eficiente no combate da dermatite seborreica e caspa.

Creme

Para problemas de pele, pés e unha, existem pomadas que levam o cetoconazol na composição, e são aplicadas diretamente na região afetada durante uma média de duas semanas.

Quais os efeitos colaterais do cetoconazol?

O uso da substância pode acarretar em:

  • vômito;
  • náusea;
  • diarréia;
  • enxaqueca;
  • dor na região abdominal.
quando no shampoo, o cetoconazol pode causar efeitos colaterais como vermelhidão e alergia
quando no shampoo, o cetoconazol pode causar efeitos colaterais como vermelhidão e alergia

No entanto, é importante ressaltar que esses problemas não são encontrados quando a substância está presente nos shampoos, já que a absorção pelo couro cabeludo é mais lenta e menor. Nesse formato, o cetoconazol pode causar ardência, coceira, alergia e vermelhidão.

Posso usar o shampoo de cetoconazol todos os dias?

Por ser encontrada em shampoos voltados para o tratamento da caspa, não é indicado o uso do produto com cetoconazol todos os dias nos cabelos. Isso porque esse tipo de shampoo tende a ressecar o couro cabeludo e agravar as descamações, e deve ser aplicado em intervalos de 1 ou 2 dias.

Leia também Quanto tempo usar shampoo anticaspa?

Qual a forma correta de usar o shampoo de cetoconazol?

Diferente do shampoo convencional que é aplicado no couro cabeludo e logo removido com água, o shampoo de cetoconazol deve ficar agindo na região por pelo menos 5 minutos antes do enxágue. Isso garantirá que a substância consiga agir nas glândulas sebáceas.

É necessário prescrição médica para uso do cetoconazol?

Apesar de não ser necessário uma prescrição médica para comprar shampoos com cetoconazol vendidos em supermercados, você deve sempre consultar um especialista para analisar o que pode estar causando a caspa e a melhor forma de tratá-la.

Isso porque, além de fungos, alguns hábitos também podem ser o grande causador do problema, o que tornará o tratamento com cetoconazol ineficaz. 

Durante a consulta o especialista fará alguns exames para verificar qual o agente causador da caspa, a fim de prescrever o melhor tratamento para o seu caso, que muitas vezes pode ser resolvido apenas com uma mudança nos hábitos.

Quais hábitos causam a caspa?

Dormir de cabelos molhados

Dormir com os cabelos úmidos contribui para o aumento e proliferação de fungos, que causam as incômodas descamações encontradas na caspa e dermatite seborreica. Isso quer dizer que usar um shampoo de cetoconazol para tratar o problema e continuar dormindo com os cabelos molhados dificulta o tratamento, já que dessa forma você contribui para que os fungos continuem se proliferando.

Usar chapinha e secadores muito quentes

Aparelhos que usam o calor para funcionar devem ser manuseados com cautela, já que as altas temperaturas acabam abrindo as cutículas dos fios e aumentando a oleosidade da região. Com isso, a tendência é que os fios produzam mais sebo e o couro cabeludo tende a descamar mais do que o normal.

quando usada em temperaturas muito altas, a chapinha pode acabar contribuindo para o aumento da oleosidade
quando usada em temperaturas muito altas, a chapinha pode acabar contribuindo para o aumento da oleosidade

Para resolver o problema, além de diminuir a frequência do uso desses aparelhos, você também deve se atentar à temperatura, que deve ser a mais baixa possível para evitar a oleosidade dos fios.

Banhos quentes

A água quente do chuveiro é campeã quando o assunto é a caspa, já que ela abre os poros do couro cabeludo a induz as glândulas sebáceas a produzir ainda mais oleosidade. O ideal é que os fios sejam lavados em água morna ou fria para evitar a produção excessiva de sebo.

Leia também O que fazer para o cabelo não ficar oleoso?

Depois de ver para que serve o shampoo de cetoconazol e como usá-lo no cabelo, consulte um tricologista para verificar o que pode estar causando o problema. Dessa forma você poderá escolher um shampoo anticaspa de acordo com a necessidade do seus fios, tornando o tratamento mais eficaz.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍