Quanto tempo usar shampoo anticaspa para acabar com as descamações?

o shampoo anticaspa deve ser usado no máximo 3 vezes na semana

Na hora de tratar as descamações no couro cabeludo não basta apenas usar o melhor shampoo anticaspa por um mês e voltar à rotina de cuidados normal logo em seguida. Para acabar de vez com o problema é necessário saber durante quanto tempo usar shampoo anticaspa e com qual frequência para que ele não retorne.

Tratar a caspa pode ser um processo delicado, principalmente no inverno. Isso porque a água quente do chuveiro acaba piorando o quadro e causando mais descamações do que o normal  por abrir os poros e contribuir para o aumento da produção de oleosidade. Em alguns casos pode ser necessário até mesmo tratamentos alternativos atrelados com o shampoo anticaspa como medicamentos tópicos, por exemplo.

Para que você aprenda a usar esse shampoo de forma correta, separamos tópicos explicando mais sobre o assunto para sanar todas as suas dúvidas. Veja a seguir!

Qual a frequência ideal para usar um shampoo anticaspa?

Embora muita gente acredite que seja necessário lavar o cabelo todos os dias com o shampoo anticaspa, o ideal é que se lave a cabeça com o produto apenas 3 vezes na semana.

o shampoo anticaspa pode ser usado 3 vezes na semana
o shampoo anticaspa pode ser usado 3 vezes na semana

Caso o seu couro cabeludo seja mais oleoso, a lavagem pode ser feita em dias alternados ou diariamente. Nesses casos, fique atento apenas para que a linha anticaspa tenha propriedades hidratantes para que as mechas não ressequem, já que esse tipo de shampoo tende a remover os resíduos mais profundamente.

Por quanto tempo usar shampoo anticaspa?

O tempo de tratamento varia de acordo com a especificação do tricologista e grau do quadro do paciente. Durante o tratamento pode-se usar o shampoo anticaspa sozinho em todas as lavagens, lembrando-se de massagear o couro cabeludo com o produto durante pelo menos 2 minutos e deixar agir durante 5 minutos antes de enxaguar. Isso garante que os ativos penetrem no couro cabeludo e ajam para diminuir o problema.

Quando o quadro apresentar melhoras, é possível alternar dias de lavagem com o shampoo normal e dias de lavagem com o shampoo anticaspa para evitar que o problema retorne.

De modo geral, os especialistas aguardam uma média de 30 dias de uso de shampoo anticaspa antes de partir para outro tratamento, caso os sintomas não sejam amenizados.

Como saber o tipo de shampoo que devo usar?

Em quadros mais leves você pode optar por shampoos com centrações de menos de 1% de antifúngicos como o cetoconazol. Esse tipo de produto é encontrado facilmente em mercados e são ricos em zinco e substâncias que além de remover o excesso de sebo ainda acalmam o couro cabeludo.

escolha um shampoo que conte com ingredientes calmantes e antifúngicos
escolha um shampoo que conte com ingredientes calmantes e antifúngicos

Já em quadros mais graves, ou até mesmo quando não há melhoras ou há piora nos quadros tratados com esse tipo de shampoo, o especialista pode recomendar shampoos específicos que se assemelham com medicamentos e só podem ser encontrados em farmácias.

Use condicionadores da mesma linha

Apesar do condicionador ter a função principal de selar as cutículas, nutrir e hidratar os cabelos, ele também pode ser usado como higienizador em uma técnica chamada de co-wash. Seja para finalizar a lavagem ou fazer esse tipo de higienização em que não se usa shampoo, o ideal é buscar um produto que faça parte da mesma linha do shampoo anticaspa. Com isso, o produto contribui para a eliminação da caspa.

Usar outras linhas pode até mesmo agravar o quadro, já que alguns condicionadores específicos podem ser mais oleosos do que outros, causando um acúmulo de sebo nos fios, que atua no desenvolvimento de mais descamações no couro cabeludo.

Descubra o que pode estar causando a caspa para melhorar o tratamento

Embora alguns shampoos podem não ser eficientes para todos os quadros de caspa, o problema pode persistir principalmente se for causado por um fator externo não identificado. Isso quer dizer que além de usar um shampoo que ajuda a tratar o problema, você deve ficar de olho no que pode estar causando as descamações no couro cabeludo.

O excesso de oleosidade, por exemplo, pode ser o grande vilão da história, mas o que muitos não sabem é que o ressecamento da pele do couro cabeludo também contribui para um aumento das descamações.

Alguns hábitos como tomar banho na água muito quente, dormir com os cabelos molhados e uso excessivo de bonés e chapéus são alguns hábitos que agravam o problema.

Fique atento à indicação do rótulo

Um erro muito comum entre os indivíduos com caspa é não olhar a indicação no rótulo dos produtos. Afinal, existem shampoos anticaspa formulados para mulheres e outros formulados para homens. E apesar de muitos não saberem, existe uma diferença entre o pH do cabelo de ambos os sexos.

Enquanto o pH do cabelo masculino é mais estável, o da mulher pode ser mais alcalino ou ácido. Além disso, os homens chegam a produzir até 60% mais oleosidade nos cabelos do que as mulheres, o que faz com que precisem de produtos mais potentes.

o couro cabeludo masculino tende a ser mais oleoso do que o das mulheres
o couro cabeludo masculino tende a ser mais oleoso do que o das mulheres

As mulheres, por sua vez, têm o couro cabeludo mais sensível ao ressecamento, principalmente se levarmos em conta que grande parte delas possuem algum tipo de tratamento químico como tintura, descoloração ou alisamento.

Em contrapartida, o cabelo masculino possui menos ceramidas, tornando-os mais sensíveis a propensos a perderem proteínas.

No mercado,  é possível encontrar produtos voltados para os dois públicos, e é importante ficar atento a essa indicação para que o tratamento possa ser feita de forma correta e eficaz.

Depois de ver quanto tempo usar shampoo anticaspa, não deixe de consultar um tricologista para o tratamento ideal a fim de combater as descamações. Enquanto algumas pessoas possuem quadros de caspa mais leves que podem ser facilmente tratados com shampoos anticaspa, outras podem desenvolver quadros mais severos que só melhoram com uso de medicamentos, que só podem ser prescritos por profissionais.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍