Quais os alimentos que evitam a queda de cabelo?

A alimentação equilibrada é base de sua saúde e também pode lhe auxiliar a ter cabelos fortes e inclusive reduzirou evitar a queda dos cabelos.

O que muita gente não sabe é que há alimentos que evitam a queda de cabelo. Se seu cabelo cai muito, pode ser que o motivo seja alguma deficiência nutricional, que pode ser resolvida comendo regularmente os alimentos certos.

 Há ainda, alimentos que você pode também passar diretamente no cabelo para deixar os fios mais fortes e, consequentemente, diminuir as quedas, como é o caso do vinagre de maçã, que higieniza o couro cabeludo, controla a oleosidade e fortifica os fios.

Lembre-se que se você não conseguir ingerir esses alimentos pode usar um blend vitamínico, veja mais sobre as 7 Melhores Vitaminas para Cabelo e Unhas do Brasil que prometem antiqueda assim como crescimento capilar acelerado!

Vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos cabelos

O cabelo possui sua composição cerca de 90% de queratina. Os outros componentes são o colágeno, lipídios (gorduras), minerais e água. 

A queratina é uma proteína com estrutura tridimensional que possui microfilamentos com elasticidades, resistência e impermeabilidade à água.

Uma alimentação rica em vitaminas e minerais é essencial para cabelos fortes e saudáveis.
Uma alimentação rica em vitaminas e minerais é essencial para cabelos fortes e saudáveis.

Ela está presente na nossa pele, cabelos e unhas. Se os fios estão quebradiços e caindo, é muito provável que a ingestão de vitaminas e minerais não esteja suficiente para que a produção de queratina ocorra. 

As principais vitaminas para o cabelo são a vitamina A, que é antioxidante e atua na produção de oleosidade no couro cabeludo, o que faz com que a hidratação dure mais tempo e os fios fiquem protegidos das agressões externas. 

vitamina C também é antioxidante e é essencial para a produção de colágeno. Sem esse componente, os fios perdem elasticidade e ficam frágeis e ressecados, o que contribui para a queda.  

 Já as vitaminas do complexo B favorecem o crescimento dos fios, já que protege o couro cabeludo. A ausência dessas vitaminas faz com que as quedas sejam mais frequentes. Em relação aos minerais, destacamos o ferro, zinco e magnésio.

  • O ferro está relacionado à força do cabelo, já que está na composição do sangue (hemoglobina). A falta de ferro deixa os fios quebradiços e ressecados.
  • O zinco atua na renovação e reparação dos tecidos capilares. A deficiência desse mineral no nosso organismo faz com que os cabelos fiquem sem brilho e comecem a cair.
  • O magnésio participa da produção de enzimas essenciais para a força e maciez dos cabelos.

Alimentos que evitam a queda de cabelo

Carnes

Todos os tipos de carnes são fontes de proteína animal, que é o principal componente da fibra capilar.

Assim, recomenda-se o consumo de carnes magras, alterando entre as vermelhas e as brancas para manter os cabelos fortes.

Ovo

Rico em proteína, o ovo também é uma fonte de biotina, que faz parte das vitaminas do complexo B.

alimentos ricos em proteínas ajudam na manutenção da saúde dos fios, fortalecendo os cabelos e controlando a queda
alimentos ricos em proteínas como carnes e ovos ajudam na manutenção da saúde dos fios.

Este nutriente está associada à prevenção da queda e crescimento do cabelo. O recomendado é comer um ovo por dia;

Cenoura

A cenoura e os demais vegetais de cor alaranjada, como a abóbora, são ricos em betacaroteno e fonte de vitamina A.

vitamina a em cenouras
cenoura ótima fonte de vitamina a

A falta de betacaroteno causa a descamação do couro cabeludo, que é um dos fatores que contribuem para a queda de cabelo. O betacaroteno também atua no controle da oleosidade do couro cabeludo.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas além das tradiconais laranja e acerola são ricas em vitamina C e antioxidante.

laranja e cenoura para manter bom insumo de vitamina c
laranja e cenoura para manter bom insumo de vitamina c

Esses nutrientes combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce dos fios e também estão ligados à prevenção da queda e hidratação.

Feijão, lentilha e ervilha

Leguminosas são ricas em ferro, que quando falta em nosso organismo causa a queda de cabelo.

Além disso, possuem aminoácidos que quando combinados originam proteínas que formam a queratina e o colágeno, que ajudam no fortalecimento dos fios. O ferro também é encontrado em abundância em vegetais de folhas verdes, como a couveespinafrealface e rúcula;

Soja

Esta leguminosa que é uma fonte de proteína vegetal, a soja também melhora e a ativa a circulação do couro cabeludo, diminuindo a queda dos cabelos. Além disso, a soja é uma boa opção proteica para pessoas que não comem carnes;

Frutos do mar

 São fontes importantes de magnésio, que é um nutriente que ajuda na formação de proteínas nos fios de cabelo;

Vinagre de maçã

 Faz com que as proteínas ingeridas na alimentação sejam melhores aproveitadas pelo organismo, o que favorece também o cabelo. Se passado diretamente no cabelo, por ter o pH ácido sela as cutículas dos fios, alinha a fibra capilar e mantém os cabelos mais fortes e hidratados;

Cereais integrais

Aveia, arroz, gérmen de trigo e entre outros possuem grandes quantidades de zinco, que é um mineral associado à renovação celular e controle da oleosidade, sendo responsável pelo fortalecimento e renovação dos fios;

Oleaginosas

 As nozes, castanhas, amêndoas, amendoim e entre ouros são ricas em ácidos graxos, os famosos ômegas 3, 6 e 9, que são gorduras boas que atuam na produção de queratina.

Assim, o consumo regular desses alimentos ajudam a deixar os fios mais brilhosos, resistentes e encorpados. Por conta das calorias, a dose de consumo de oleaginosas por dia deve ser pequena.

Os ácidos graxos também estão em grandes quantidades em peixes de água fria, como o salmão e o atum;

Agora que você já sabe quais os alimentos que evitam a queda de cabelo e atuam no fortalecimento dos fios, veja uma ótima solução para manter seu cabelos fortes e saudáveis, a Hair & Nails!

Vitamina para cabelo em promoção

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍