Shampoo Anti Resíduos: O que é, vale a pena, funciona?

shampoo anti resíduos

Usado principalmente por indivíduos com raiz oleosa, o shampoo anti resíduos é conhecido também pelo nome de shampoo de limpeza profunda, e atua limpando os fios desde a raiz até as pontas de uma forma mais potente quando comparado a shampoos de uso comum. Entretanto, ainda há muitas dúvidas a respeito desse tipo de shampoo e quais os seus benefícios e malefícios para o cabelo.

Sendo de uso comum de quem tem o hábito de usar diversos produtos juntos que não são enxaguados após a aplicação como cremes para pentear, óleo de hidratação e até mesmo shampoo a seco, ainda é grande o número de pessoas que desconhecem esse tipo de produto e não faz o uso regular para remover o excesso de sujeira e acúmulo na raiz. O que resulta em cabelos fracos, opacos e sem vida.

Para que você entenda melhor como esse tipo de shampoo funciona e quais benefícios ele pode trazer para a saúde dos cabelos, separamos tópicos explicativos que tirarão todas as suas dúvidas. Veja a seguir!

O que é e para que serve o shampoo anti resíduos?

O shampoo anti resíduos é destinado para abrir as cutículas da fibra capilar e remover todo resíduo de qualquer outro produto que tenha sido usado, de oleosidade excessiva e até mesmo rastros de poluição.

por ser mais alcalino, o shampoo anti resíduos abre as cutículas e limpa profundamente os cabelos
por ser mais alcalino, o shampoo anti resíduos abre as cutículas e limpa profundamente os cabelos

Por ser mais alcalino do que os outros shampoos, a limpeza acaba sendo mais pesada, já que ele força todas essas cutículas a se abrirem  simultaneamente.

Como aplicar o shampoo anti resíduos no cabelo?

A aplicação desse shampoo deve ser feita da mesma forma de um shampoo de uso comum, seguindo as indicações do fabricante de acordo com o rótulo da embalagem.

No entanto, após aplicar esse tipo de produto, que remove toda a hidratação natural dos fios deixando-os mais ressecados do que o comum, é necessário investir em máscaras de hidratação mais potentes para evitar que o shampoo acaba causando danos.

Leia também Hidratação caseira para o cabelo: 7 receitas incríveis

Isso significa que o shampoo anti resíduos é maléfico para os cabelos?

Pelo contrário. É importante que o shampoo anti resíduos seja usado periodicamente para remover o acúmulo de impurezas no couro cabeludo, que aumenta a oleosidade e pode até causar problemas mais sérios como caspa, seborreia e queda de cabelo por entupir os poros.

Contudo, é importante ressaltar que a frequência de aplicação deve estar de acordo com a necessidade de cada cabelo de forma individual para evitar que o produto acabe causando danos na fibra capilar.

Além disso, também é essencial combinar o uso desse produto com uma rotina de hidratação.

O shampoo anti resíduos pode evitar o ressecamento capilar?

Pode parecer contraditório, mas o shampoo anti resíduos, quando usado corretamente, evita que os fios fiquem ressecados com mais facilidade.

o shampoo ainda ajuda a deixar os fios mais hidratados e fortes
o shampoo ainda ajuda a deixar os fios mais hidratados e fortes

O acúmulo de sujeiras e produtos na raiz do cabelo cria uma camada que impermeabiliza a cutícula, e impede a entrada de nutrientes e hidratantes na fibra capilar. O resultado são cabelos não somente mais ressecados como enfraquecidos.

Qual a frequência ideal para usar?

A frequência varia de acordo com a necessidade das mechas. Enquanto cabelos oleosos podem usar esse tipo de shampoo 1 vez por semana, os cabelos secos devem se restringir ao uso apenas 1 vez ao mês. Já os cabelos normais podem usar de forma quinzenal, e os tingidos 1 vez ao mês antes da coloração.

Quais os efeitos colaterais do uso exagerado do produto?

Usar um shampoo anti resíduos em excesso pode deixar os cabelos com excesso de frizz, áspero, opaco e sem forma. Além disso, ainda fragiliza os cabelos e os deixa quebradiços e fracos, podendo até mesmo contribuir para a sua queda.

Cabelos cacheados devem usar o shampoo anti resíduos?

Conhecidos por serem mais ressecados do que os cabelos com menos curvatura, o cabelo cacheado pode acabar ressecando mais do que o normal com o uso inadequado deste produto.

o cabelo cacheado tende a acumular mais produtos por receber finalizadores com mais frequência
o cabelo cacheado tende a acumular mais produtos por receber finalizadores com mais frequência

No entanto, por ser um tipo de fio que recebe muitos cosméticos sem enxágue como finalizadores e cremes para pentear, o uso de um shampoo anti resíduo se torna extremamente necessário para garantir que a raiz do cabelo não acumulo resíduos desses produtos. 

Para não prejudicar a fibra capilar nesses casos, faça uma hidratação profunda nos cabelos logo após aplicar o shampoo anti resíduos, o que ainda ajudará os fios a absorverem ainda mais os nutrientes, já que estarão mais limpos e com menos obstrução.

Pré-química e alisamentos

O shampoo anti resíduos também é bastante usado antes de procedimentos químicos como tinturas e alisamentos. Isso porque ele abre as cutículas do cabelo com mais facilidade, o que faz com que a química consiga penetrar mais profundamente nos cabelos dando um resultado melhor no procedimento que está sendo realizado. 

Alguns profissionais ainda usam essa técnica em salões para potencializar o resultado final tanto de alisamentos, quanto de colorações.

Entretanto, é muito importante que você hidrate os cabelos após esses procedimentos de forma bastante regular para evitar ao máximo a fragilização dos fios, que serão submetidos a dois processos agressivos ao mesmo tempo.

Desbotamento de processos que deram errado

Quando os cabelos acabam ficando manchados com matizadores ou tinturas ou quando os fios acabam ficando um tom diferente do que o desejado, algumas mulheres recorrem ao shampoo anti resíduos para desbotar os cabelos sem precisar a recorrer a químicas mais fortes. 

o produto ainda pode ser usado para desbotar tons que não ficaram como o esperado
o produto ainda pode ser usado para desbotar tons que não ficaram como o esperado

Vale lembrar, porém, que cabelos já fragilizados e danificados por processos agressivos não devem recorrer a essa técnica para não correr o risco de sofrer problemas mais sérios como o corte químico, por exemplo.

Agora que você viu como o shampoo anti resíduos pode trazer benefícios para os cabelos ao serem usados da forma correta, não deixe de inserir esse produto em seus cuidados capilares.

Além de garantir a hidratação dos cabelos por evitar o acúmulo de resíduos, você ainda contribui para fios mais limpos e saudáveis, evitando também a fragilização, quebra e queda das mechas.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍