Quais os melhores antioxidantes? Conheça os TOP 10 Melhores Antioxidantes

Quais são os melhores antioxidantes para o nosso corpo?

Os antioxidantes são as melhores armas contra os radicais livres, moléculas instáveis que acabam surgindo em nosso organismo e que trazem consequências graves para nossa saúde.

Entre as consequências dos radicais livres estão: o envelhecimento precoce, aumento das chances de doenças como degeneração muscular, Alzheimer, infarto do miocárdio, derrames, diabetes e alguns tipos de câncer, entre várias outras doenças.

Quais os melhores antioxidantes?

Mas elas também são necessárias para algumas das funções do nosso organismo, como o combate a infecções ou a absorção de gorduras e a transformação delas em músculos.

Mas, por mais que sejam necessárias, em excesso elas acabam sendo um risco enorme a nossa saúde, por isso é importante às equilibrar com os antioxidantes.

O que são os antioxidantes?

É essa segunda substância que protege nossas moléculas saudáveis, neutraliza as ações dos radicais livres e até mesmo impede que eles surjam no nosso organismo.

É importante que exista um equilíbrio dos dois componentes no nosso corpo, já que os dois são necessários e a não existência de qualquer um deles também traz consequências ruins.

Porém, apesar de nosso corpo produzir antioxidantes, ele o faz em quantidades pequenas, o que nos obriga a consumi-los de outras formas.

Principalmente porque existem muitos itens no nosso cotidiano que facilitam o aumento descontrolado de radicais livres, como estresse, má alimentação, poluição, excesso de raios solares e consumo de cigarros e bebidas alcóolicas.

Exatamente pela importância essencial que os antioxidantes possuem para o nosso corpo que separamos aqui os dez mais importantes deles, assim você pode procurar os ter sempre presentes na sua rotina.

01 – Glutationa (GSH)

Considerada o antioxidante mais poderoso produzido pelo nosso corpo, a glutationa tem a habilidade de potencializar outras substâncias que também funcionam como antioxidantes, como o ácido alfalipóico e as vitaminas coQ10, C e E.

Ela pode ser encontrada no interior das nossas células e é uma das maiores aliadas para as proteger, evitando que elas acabem recebendo danos oxidativos e peroxidativos.

Além de potencializar e proteger a glutationa também é essencial no processo de desintoxicação das células, fazendo com que elas voltem a serem saudáveis.

Glutationa

Ela também auxilia no melhor uso da energia das nossas células e ajuda a prevenir doenças que estão ligadas ao envelhecimento, como a Alzheimer e o Parkinson.

Sendo um dos antioxidantes mais poderosos ele é produzido naturalmente pelo nosso corpo, mas infelizmente essa produção diminui consideravelmente com o passar dos anos.

Por isso é importante procurar e consumir nutrientes que ajudem a estimular a produção da glutationa. Entre eles estão os ovos, leite, abacate, proteínas, e a substância curcumina.

02 – Ácido alfalipóico (ALA)

O ácido alfalipóico é outra substância que possui mais de uma função benéfica ao nosso organismo.

Além da sua ação como antioxidante ele também ajuda a reforçar a sensibilidade a insulina do nosso corpo, se tornando um importante quelante no combate a intoxicação das células por metais.

Ácido alfalipóico

Por fim ele também ajuda na regeneração de outros antioxidantes, como a própria glutationa e as vitaminas C e E.

Na prática, quando seus corpo usa as substâncias citadas o ALA, como também é chamado, é quem auxilia para que eles sejam produzidos novamente.

03 – Coenzima Q10 (coQ10)

Esse antioxidante é extremamente importante pois é usado por todas as células do nosso organismo.

Para isso nosso corpo o converte em uma substância reduzida, com o objetivo de maximizar os resultados alcançados, ao qual costuma ser chamada de ubiquinona.

Coenzima Q10

Além de combater os radicais livres ela também é usada para auxiliar o nosso sistema imunológico e nervoso, produzir energia para as células, manter a manutenção dos níveis corretos da pressão arterial e também reduzir os sinais de envelhecimento.

04 – Resveratrol

Outro antioxidante que ajuda a controlar a pressão arterial é o resveratrol, que faz isso ao aumentar a elasticidade dos vasos sanguíneos e com isso melhorar a saúde do coração.

Resveratrol

Além disso, ele também é uma das principais ferramentas do nosso organismo para proteger o sistema nervoso e o cérebro, já que consegue ultrapassar a barreira que existe entre o sangue e o cérebro.

Outros benefícios dele é ajudar na prevenção do câncer de próstata e do Alzheimer, e nas suas propriedades anti-inflamatórias.

05 – Carotenoides

Ao contrário dos itens anteriores da lista este antioxidante não é naturalmente produzido pelo corpo, precisando ser consumido através da alimentação ou de suplementos alimentares.

Carotenoides

Apesar disso, ele é importante para a proteção da nossa visão contra a deterioração das células, doenças crônicas e o envelhecimento acelerado e precoce.

Além de antioxidante é também essa substância que ajuda a dar cor a frutas e legumes, especialmente as laranjas, vermelhas e amarelas.

Por isso, não é surpresa que seja exatamente nesses alimentos que ela é mais facilmente encontrada.

06 – Astaxantina

Se a glutationa é o antioxidante mais poderoso produzido pelo nosso corpo, então a astaxantina é a mais poderosa criada pela natureza. Ao menos é o que dizem os especialistas.

Mais forte do que outras substâncias a astaxantina também mostra seus benefícios ao ser um agente que previne doenças cardiovasculares.

Astaxantina

Fora isso, ela também atua como proteção às suas células contra os raios ultra violeta (UV), age como um anti-inflamatório, e melhora umidade da pele, não a deixando ficar áspera.

Ela também é capaz de melhorar a resposta imune do nosso organismo, e até mesmo a ajudar a combater a fadiga mental.

07 – Melhores Antioxidantes: Vitamina C

Dentre os antioxidantes as vitaminas são algumas das mais conhecidas, especialmente a Vitamina C. Por ser uma excelente doadora de elétrons ela acaba se destacando por ser uma das melhores na oxidação das células saudáveis.

Vitamina C

Ela também é capaz de auxiliar na proteção dos lipídios e proteínas, que ajudam a manter a manutenção das células.

Por fim, é também a vitamina C que ajuda na síntese do colágeno, substância essencial para os nossos ligamentos, tendões, ossos e vasos sanguíneos.

08 – Vitamina E

A vitamina E é constituída de oito diferentes substâncias, sendo quatro delas tocotrienóis e as outras quatro tocoferóis.

Vitamina E

Todas as nossas células possuem uma camada fina de gordura em torno delas, que se torna vulnerável às ações dos radicais livres.

Para impedir as ações deles é importante ter a vitamina E, em todas as suas substâncias, já que ela é a principal ferramenta contra a oxidação quando envolve-se gordura.

09 – Phloretin

As ações do phloretin estão diretamente ligadas a saúde da sua pele. É ela que irá agir na proteção contra a radiação solar, sejam os raios UVA, UVB ou infravermelho.

Phloretin

É também função desse antioxidante combater o envelhecimento precoce, reduzir a flacidez e as rugas, aumentar a luminosidade da pele e reduzir as manchas.

10 – Selênio- Melhores Antioxidantes

E por último, mas não menos importante, temos o selênio, um mineral encontrado no solo e em diversos suplementos vitamínicos.

Selênio

Ele é um dos principais componentes que irão auxiliar o nosso corpo a manter o funcionamento saudável do sistema imunológico e do sistema reprodutivo.

Além disso, ele também ajuda a regular nos níveis de iodo absorvidos pela nossa tireoide.

E se não conseguir consumi-los na minha dieta?

Se não conseguir se alimentar com diversos alimentos que tenham antioxidantes, uma boa opção é suplementar com um polivitamínico que contenham uma fórmula completa e equilibrada como Capila H&N.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍