Quais são os benefícios e efeitos colaterais da biotina? Te contamos tudo sobre essa vitamina super indicada para crescimento de cabelos e unhas!

benefícios e efeitos colaterais da biotina

A biotina é uma substância pertencente ao grupo de vitaminas hidrossolúveis do complexo B, sendo essas vitaminas muito importantes para diversas funções metabólicas e para a saúde do organismo.

Ela também é conhecida por vitamina H ou B7, e seu uso é voltado principalmente para tratamentos contra queda de cabelo, acne, unhas e pele. No entanto, os benefícios e efeitos colaterais da biotina ainda é algo pouco discutido. 

A biotina pode ser encontrada em associação de polivitamínicos ou em sua forma isolada, podendo até mesmo ser manipulada em diversas farmácias especializadas nesse tipo de serviço.

Devido sua eficácia no tratamento para melhorar a saúde da pele, unhas e cabelos, algumas empresas de cosméticos começaram a adicionar a vitamina em sua fórmula, ajudando assim no fortalecimento e nutrição.

Confira a seguir quais são os benefícios e efeitos colaterais da biotina.

Para que serve a suplementação com biotina?

Além de ser indicada para quem sofre de queda de cabelo, pele ressecada e unhas quebradiças, a suplementação também pode ser feita em pacientes com deficiência de biotina e no auxílio de tratamentos de acne e alopecia.

a biotina usada principalmente para os cuidados com unhas, pele e cabelos fragilizados
a biotina usada principalmente para os cuidados com unhas, pele e cabelos fragilizados

Um dos sintomas mais recorrentes de deficiência de biotina é a saúde da pele, cabelo e unhas afetada, já que a vitamina possui grande contribuição na formação de queratina, o principal componente dessas estruturas do corpo.

Benefícios da Biotina

Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos

A biotina atua diretamente na saúde do sistema circulatório e do coração. Quando consumimos a quantidade ideal de biotina por dia por meio da alimentação ou suplementação, reduzimos os níveis de colesterol do organismo.

Com isso, o risco e severidade da hipertensão são diminuídos significativamente, assim como o da arteriosclerose.

Esse mesmo efeito redutor também acontece com os níveis de triglicerídeos, também considerados nocivos para o sistema circulatório, já que podem até mesmo piorar problemas com colesterol.

Regulação dos níveis de açúcar

A vitamina H também possui é capaz de fazer a manutenção dos níveis de açúcar regulares no sangue.

Isso quer dizer que, ao regular esse açúcar, a biotina contribui para que a pressão sobre os níveis de insulina seja diminuída, além de ajudar a equilibrar o açúcar na corrente sanguínea evitando excessos e escassez.

Isso faz com que a biotina também seja uma excelente aliada no tratamento da diabetes tipo 2, além de ajudar a preveni-la. 

Manutenção da saúde da pele e do cabelo

A biotina também é conhecida como vitamina H graças às palavras Haar e Haut, termos alemães que significam cabelo e pele. Isso porque desdes o início dos estudos sobre a biotina, descobriu-se os benefícios da vitamina para o cabelo, unhas e pele.

graças às suas propriedades hidratantes e sua função no couro cabeludo e fios, a biotina auxilia no tratamento contra queda de cabelo, além de deixar os fios mais brilhantes
graças às suas propriedades hidratantes e sua função no couro cabeludo e fios, a biotina auxilia no tratamento contra queda de cabelo, além de deixar os fios mais brilhantes

O uso correto da biotina contribui para uma diminuição na queda de cabelo, além do fortalecimento dos fios e do aumento do brilho.

A vitamina também evita pontas duplas, e atualmente pode ser encontrada em máscaras, shampoos e condicionadores para potencializar o tratamento capilar.

Enquanto isso, a pele, além de se tornar mais sadia com a vitamina, também fica protegida de diversos problemas estéticos como dermatites e acnes.

Isso porque a vitamina ajuda no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, o que evita que a pele fique seca e escamosa.

Melhora no metabolismo

A vitamina B7 é capaz de ativar as enzimas, o que faz com que a biotina seja uma grande aliada do metabolismo.

Como as enzimas são essenciais para uma boa digestão, já que são responsáveis por quebrar os nutrientes em unidades menores para que sejam absorvidos pelo nosso organismo, a biotina auxilia não somente em um processo digestivo melhor, mas também em uma absorção de nutrientes mais rápida.

Reparo dos tecidos

A vitamina também contribui com suas funções importantes que atuam no crescimento e reparo de uma grande variedade de tecidos do corpo humano.

O crescimento da medula óssea, por exemplo, depende da biotina, assim como reparo das células nervosas que eventualmente são danificadas.

Perda de peso

Como a biotina possui funções no metabolismo, ativando as enzimas para que os nutrientes necessários sejam absorvidos melhor e mais rapidamente, a vitamina evita que o corpo tenha reações negativas que podem levar ao acúmulo de gordura e aumento do apetite.

graças a sua atuação no metabolismo, a biotina auxilia na perda de peso
graças a sua atuação no metabolismo, a biotina auxilia na perda de peso

Além disso, como vimos que a biotina ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, você consegue perder peso ao evitar altos níveis de açúcar na corrente sanguínea, o que contribui para que haja um acúmulo de gordura.

Dessa forma, você também permite que o seu organismo funcione com níveis mais baixos de insulina, um hormônio que estimula o armazemento de gorduras.

Maior ganho de massa muscular

O ganho de massa muscular também pode ser impactado pelas ações da biotina, já que ela é capaz de reparar os tecidos danificados.

Como a recuperação dos tecidos se encaixa perfeitamente no treino de hipertrofia, no qual o objetivo é provocar pequenos danos nos músculos para que sejam reparados com ganho de massa muscular, a biotina pode ser uma grande aliada também dentro das academias.

A biotina ainda garante que o corpo tenha a energia necessária para a síntese proteica, um fator essencial para o crescimento dos músculos, graças ao seu papel na digestão.

Melhor saúde das unhas

Com sua grande atuação na produção de queratina, uma proteína que compõem as unhas, a vitamina H também é excelente para o fortalecimento das unhas, evitando que fiquem quebradiças e sem nutrição.

Efeitos colaterais da biotina

Apesar de serem extremamente raros, os efeitos colaterias da biotina podem ser descritos como:

  • desconforto gastrointestinal leve;
  • irritação na pele;
  • náuseas;
  • diarreia.

Caso você apresente algum desses sintomas, é importante procurar uma especialista para verificar se a dose que você está ingerindo da vitamina é adequada para o seu quadro.

Depois de conferir quais são os benefícios e efeitos colaterais da biotina, ficou ainda mais fácil entender por que é tão importante fazer a ingestão dessa vitamina diariamente.

Além de contribuir para a melhora de diversas funções do nosso organismo, você também auxila na saúde da pele, unhas e cabelos, potencializando o tratamento para queda.

Quer saber tudo sobre a biotina? Então veja nossa seção Biotina!

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍