Qual a quantidade ideal de biotina por dia?

quantidade ideal de biotina por dia

A biotina é uma vitamina encontrada em diversos alimentos, sendo suplementado por indivíduos que sofrem com queda capilar ou deficiência de biotina.

Além dos seus grandes benefícios para a saúde capilar, a biotina também auxilia na saúde das unhas e pele, além de atuar no metabolismo na quebra de proteínas e carboidratos.

Porém, muitas pessoas ainda possuem dúvidas a respeito da quantidade ideal de biotina por dia.Também conhecida como vitamina H ou B7, a biotina é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B.

Graças aos seus grandes benefícios para a saúde dos cabelos, muitas empresas de cosméticos começaram a adicionar a vitamina na composição dos produtos para ajudar em tratamentos capilares contra quedas e enfraquecimento.

Porém, também é importante que cada indivíduo consuma a quantidade ideal da vitamina por meio da alimentação, ingerindo os alimentos ricos em biotina diariamente.Confira a seguir qual a quantidade ideal de biotina por dia!

O que é a biotina e para que serve?

A biotina é um dos nomes da vitamina B7, que auxilia na saúde dos cabelos, unhas, pele e também no bom funcionamento do sistema nervoso. Está presente principalmente em carnes e gema do ovo, e sua absorção ocorre no intestino sendo levada para o resto do organismo por meio da circulação sanguínea.

a biotina é uma vitamina que pode ser encontrada facilmente na gema de ovo
a biotina é uma vitamina que pode ser encontrada facilmente na gema de ovo

Como nosso corpo não é capaz de armazená-la, a vitamina é eliminada pela urina. Sendo assim, é muito importante que você faça a reposição da vitamina por meio dos alimentos ou suplementação.Sua participação acontece principalmente na metabolização de gorduras, carboidratos e proteínas, sendo essencial para diversos processos realizados pelo nosso organismo.

Quantidade recomendada de biotina

  • bebês de 0 a 6 meses: 5 mcg 
  • bebês de 7 a 12 meses:6 mcg
  • criança de 1 a 3 anos: 8 mcg
  • criança de 4 a 8 anos: 12 mcg
  • jovem de 9 a 13 anos: 20 mcg
  • jovem de 14 a 18 anos: 25 mcg
  • adulto de 19 a 70 anos: 30 mcg 
  • gestantes: 30 mcg
  • lactantes: 35 mcg

Como tomar a biotina por meio de suplementos

Não existe uma dose recomendada de biotina suplementada, já que cada caso necessita de uma quantidade específica. Sendo assim, é importante que você siga as orientações de um especialista. No caso de pacientes que desejam fortalecer unhas e cabelos, o mais comum é que a recomendação seja de 2,5 mg por dia durante um período de 6 meses.

a quantidade ideal de biotina na suplementação depende exclusivamente de cada caso específico
a quantidade ideal de biotina na suplementação depende exclusivamente de cada caso específico

Você também pode usar shampoos, condicionadores e máscaras que contam com a biotina em sua composição para potencializar os resultados.

Benefícios da biotina

Além de trazer diversos benéficos para nosso organismo como auxiliar na regeneração dos tecidos e reduzir o aparecimento de linhas de expressão, a biotina também:

Fortalece as unhas

Por atuar diretamente na produção de queratina, além de fortalecer os fios a biotina também atua diretamente no fortalecimento das unhas, deixando-as menos quebradiças. Além disso, com a vitamina elas crescem com mais força e mais rapidamente.

Boa digestão dos alimentos

Como vimos, a biotina auxilia na metabolização de proteínas, carboidratos e gorduras por ativar as enzimas em nosso organismo, deixando o trabalho de quebrar os nutrientes em partes menores para que sejam absorvidos pelo nosso corpo mais rápido. Como resultado, temos uma digestão dos alimentos muito melhor.

Auxilia na saúde cardíaca

A vitamina também é benéfica para o sistema circulatório e saúde do coração, auxiliando na redução dos níveis de colesterol, o que diminui os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas.

Auxilia no controle do açúcar no sangue e perda de peso

Como a biotina consegue ajudar na manutenção do nível de açúcar na corrente sanguínea, evitando excessos e escassezes, a vitamina acaba contribuindo para um melhor controle do peso.

Isso porque, quando contamos com uma quantidade elevada de açúcar no sangue, a tendência é que engordemos.

Leia também A biotina engorda ou emagrece?

Biotina engorda ou emagrece?

Contribui para um bom desenvolvido do feto

A biotina também é essencial na gravidez, agindo no desenvolvimento do feto por ser um nutriente essencial para o crescimento embrionário.Clique aqui para saber mais benefícios da biotina!

O benefício da biotina para o cabelo

Por ajudar a metabolizar uma série de nutrientes e favorecer a produção de queratina, uma proteína essencial para a estrutura dos fios, a biotina é considerada uma grande aliada em tratamentos capilares anti queda e de fortalecimento.Isso porque a vitamina também é capaz de manter o couro cabeludo hidratado, promovendo um crescimento dos fios mais resistentes e fortes, reparando a sua espessura e prevenindo fios brancos, também garantindo uma aparência mais bonita e jovem para os cabelos.

além de evitar a queda dos fios, a biotina também deixa os cabelos mais bonitos re saudáveis
além de evitar a queda dos fios, a biotina também deixa os cabelos mais bonitos re saudáveis

Como a biotina tem grande ação no tratamento anti queda, é importante que além de usar produtos com a vitamina, você consuma alimentos ricos em biotina em sua composição como é caso da banana, ovo cozido e carne de porco, por exemplo.Além disso, você também deve adotar hábitos que ajudem no fortalecimento dos fios como evitar o uso de gorros e chapéus, e estabelecer uma rotina de cuidados capilares diário.

Efeitos colaterais da biotina

Embora não seja comum, quando consumimos mais do que a quantidade ideal de biotina por dia podemos sofrer alguns efeitos colaterais. Os principais são:

  • náusea;
  • sensação de estômago estufado;
  • vômito;
  • problemas com liberação da insulina;
  • erupções cutâneas;
  • problemas digestivos;
  • acne;
  • problemas renais.

Contraindicações da biotina

Indivíduos com histórico alérgico à vitamina ou qualquer indivíduo que tenha algum sintoma adverso ao começar a suplementar a biotina devem evitar a ingestão do suplemento. Além disso, é importante procurar um médico para averiguar os sintomas.

Depois de ver a quantidade ideal de biotina por dia, você já pode começar a consumir os alimentos ricos na vitamina para conseguir todos os benefícios que ela oferece ao nosso organismo.

Caso você sofra de queda capilar, é importante conversar com o seu médico sobre uma possível suplementação e procurar por produtos que contam com biotina.Confira os tratamentos, fortalecimento e prevenção anti queda dos produtos da Capila.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍