Qual o efeito do shampoo Matizador nos cabelos loiros e por que você deve usá-lo

shampoo matizador

O loiro matizado tem se tornado cada vez mais popular entre as mulheres e é caracterizado pelo tom de loiro puxado para o cinza. No entanto, diferente do loiro comum, o loiro matizado precisa de alguns cuidados específicos para que a cor não desbote ou fique amarelada com o tempo, incluindo o uso regular de um shampoo matizador.

Se você alguma vez já tingiu os cabelos de loiro com certeza já notou que com o passar do tempo a lavagem com shampoo comum acabou desbotando a coloração. Isso também acontece quando os cabelos ficam expostos ao cloro da água de piscinas, o que deixa os fios amarelados e em casos mais extremos até mesmo em tons de verde. Para evitar que isso aconteça, existem alguns produtos no mercado chamados de matizadores que devem ser usados regularmente para combater o desbotamento do loiro.

Veja a seguir qual o efeito do shampoo matizador e qual a frequência ideal para usá-lo!

O que é shampoo matizador?

O shampoo matizador é uma espécie de shampoo que elimina os reflexos amarelos que aparecem nos cabelos platinados e loiros, além de limpar os fios da forma ideal para não agredir a fibra capilar. Esse tipo de produto possui coloração roxa e violeta, que neutralizam o desbotamento que surge ao longo do tempo em cabelos descoloridos.

o matizador é o responsável por deixar os cabelos claros com tom de acinzentado
o matizador é o responsável por deixar os cabelos claros com tom de acinzentado

O mais natural é que os cabelos comecem a desbotar depois de 15 dias a 1 mês da descoloração, e o shampoo deve ser usado para que a manutenção da cor seja feita em casa sem necessidade de voltar ao cabeleireiro antes do tempo.

Leia também: Cabelo platinado: como fazer, dicas, cuidados e inspirações

Quando devo usar?

O shampoo matizador deve ser usado por todos os indivíduos com químicas descolorantes nos cabelos, incluindo desde os cabelos loiros mais escuros até os platinados. Quem tem mechas e luzes mais claras também podem usar o produto, já que os cabelos também pode desbotar nesses casos, embora seja menos perceptível.

Qual a frequência ideal para usar?

Embora o shampoo matizador seja essencial para a recuperação da cor dos fios, o uso excessivo pode deixar os cabelos com acúmulo de produto, o que faz com que o tom loiro fique com aspecto arroxeado e apagado.

o shampoo matizador pode deixar os cabelos opacos e ressecados se for usado em excesso
o shampoo matizador pode deixar os cabelos opacos e ressecados se for usado em excesso

O ideal é aplicar o shampoo matizador até 2 vezes na semana para cabelos mais oleosos e 1 vez na semana em cabelos mais ressecados. Afinal, os pigmentos violetas e roxos podem ressecar a fibra capilar, o que deixa os fios ainda mais frágeis e quebradiços se usado em excesso.

Vale lembrar que a frequência depende do tom de loiro e do nível de amarelamento do fio. Caso você note que os cabelos não amarelam em um intervalo maior, pode usar o shampoo matizador uma vez a cada 2 semanas.

Outra dica é consultar o seu cabeleireiro para saber qual a frequência indicada de acordo com a cor dos seus cabelos e do procedimento feito.

Como usar o shampoo matizador?

Para usar o shampoo matizador basta umedecer os cabelos e aplicar um pouco do produto, massageando os fios com as pontas dos dedos e deixando agir por alguns minutos, de acordo com a especificação da embalagem.

Algumas marcas de shampoos matizadores oferecem uma linha completa de condicionador e máscara de hidratação, o que garante que a durabilidade da cor seja ainda maior, além de manter os fios mais hidratados e menos quebradiços.

use uma máscara de hidratação matizadora para um efeito completo
use uma máscara de hidratação matizadora para um efeito completo

Isso porque a máscara de hidratação matizadora é formulada para evitar o desbotamento do loiro e também devolver nutrientes essenciais para fios que foram submetidos a química da descoloração.

Na hora de remover o produto, não use água quente, que também contribui para que os fios fiquem com tons amarelados.

O shampoo desamarelador é a mesma coisa que o shampoo matizador?

Um erro muito comum é confundir o matizador com o desamarelador, que apesar de terem funções semelhantes, são produtos com ações diferentes.

Enquanto o shampoo matizador tem uma ação mais potente e serve para corrigir a cor, o shampoo desamarelador é mais superficial e deve ser usado para prevenir a oxidação, que acontece quando os cabelos desbotam e ficam amarelos ou até com tons alaranjados.

Isso quer dizer que além do shampoo matizador, você também pode incluir na rotina de cuidados um shampoo desamarelador, que danifica menos os cabelos, mas também evita o desbotamento.

Outra grande diferença entre ambos é que o desamarelador apenas mantém a cor dos fios que já está boa, sem alterar o tom base dos cabelos. Já o matizador deixa os cabelos com um tom mais acinzentado, dando aspecto de platinado principalmente em loiros mais claros.

Como saber quando usar shampoo matizador ou shampoo desamarelador?

O ideal é manter uma rotina de cuidados intercalando os dois produtos, já que usar apenas o desamarelador pode não ser o suficiente para evitar um desbotamento do loiro a longo prazo.

a frequência de uso depende exclusivamente no tom do cabelo e efeito desejado
a frequência de uso depende exclusivamente no tom do cabelo e efeito desejado

Enquanto o shampoo matizador deve ser usado a cada 1 ou 2 semanas, o desamarelador pode ser usado até 3 vezes na semana, de acordo com o tom do loiro e com o nível de desbotamento.

Depois de ver qual o efeito do shampoo matizador e quando você deve usá-lo, aplique nossas dicas e consulte o seu cabeleireiro para estabelecer uma rotina de cuidados ideal, a fim de evitar o tom amarelado nos cabelos. Você ainda pode testar qual a frequência que mais funciona para o seu cabelo, já que alguns podem precisar de uma manutenção mais frequente do que outros.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍