Como fazer shampoo bomba? Veja 3 receitas caseiras

fazer shampoo bomba

O shampoo bomba é conhecido especialmente por ajudar os cabelos a crescerem de forma mais rápida e saudável.

Isso pode ser explicado graças aos ingredientes altamente hidratantes e nutritivos para os cabelos que fazem parte da fórmula do shampoo. Apesar de muitas marcas fabricarem suas versões desse tipo de cosmético, existem algumas receitas que ensina a fazer shampoo bomba em casa que também são benéficos para o crescimento capilar.

Graças ao estímulo do shampoo, que incentiva a corrente sanguínea do couro cabeludo e desobstrui os poros fazendo os cabelos crescerem, esse tipo de produto tem sido bastante usado por quem deseja cabelos longos mais rápido. O que muita gente não sabe, porém, é que fazer o cosmético em casa pode ser bastante simples e fácil.

veja no texto a seguir os efeitos do shampoo bomba nos cabelos e aprenda a fazer a receita em casa
veja no texto a seguir os efeitos do shampoo bomba nos cabelos e aprenda a fazer a receita em casa

Veja a seguir 3 receitas caseiras de shampoo bomba!

O que é o shampoo bomba?

O shampoo bomba é um tipo de shampoo enriquecido com vitaminas, minerais e óleos que estimulam o crescimento capilar por meio da hidratação e nutrição dos fios. Em decorrência dos ingredientes, o shampoo combate os fios quebradiços, finos e frágeis.

Quais são os benefícios desse tipo de shampoo?

Além de estimular o crescimento capilar, o shampoo bomba reconstrói e nutre os fios e hidrata profundamente a fibra capilar, desde a raiz até as pontas. Atrelado a isso, o shampoo bomba ainda fortalece os fios deixando-os mais resistentes a fatores externos como poluição e calor.

Como fazer shampoo bomba: 3 receitas caseiras

Shampoo bomba original

Para fazer o shampoo bomba original você vai precisar de:

  • 2ml de Monovin A
  • 5ml de bepantol líquido
  • 200ml de shampoo sem sal

Escolha um shampoo sem sal preferencialmente voltado para o seu tipo de cabelo, e misture com o bepantol líquido e o Monovin A. Agite e aplique nos cabelos normalmente, deixando agir durante 5 minutos depois de massageá-lo no couro cabeludo.

a babosa é um ingrediente altamente hidratante para os cabelos
a babosa é um ingrediente altamente hidratante para os cabelos

O produto deve ser usado intercalado com um shampoo comum, e os resultados tendem a aparecer após 2 semanas de uso. Evite aplicar o shampoo bomba que leva Monovin A na receita mais de 2 vezes na semana.

O uso pode ser feito durante 3 meses, sendo necessário uma pausa mínima de 1 mês para não danificar os cabelos.

Shampoo bomba com óleo de rícino

Diferente do shampoo bomba original, esse tipo de shampoo possui mais elementos hidratantes:

  • ½ folha de babosa
  • 1 colher de sopa de óleo de rícino
  • 6 cravos da índia
  • 200ml de shampoo sem sal

Misture todos os ingredientes e deixe descansar por 24 horas até que se forme uma consistência mais homogênea de shampoo.

Na hora de aplicar, deposite uma quantia no couro cabeludo e massageie, enxaguando em água abundante em seguida.

Por não contar como o Monovin A esse shampoo bomba pode ser usado diariamente sem grandes problemas. No entanto, é importante intercalar esse tipo de shampoo com um shampoo comum, já que hidratar demais os cabelos, ao contrário do que se pensa, pode prejudicar o crescimento dos cabelos e atrasar ainda mais o processo.

Shampoo bomba com café

Um shampoo bomba bastante comum atualmente é o feito com pó de café, que leva:

  • 200ml de shampoo sem sal
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 4 colheres de sopa de café em pó
  • 2 colheres de óleo de rícino
o pó de café é usado para esfoliar o couro cabeludo e remover as células mortas para uma maior hidratação
o pó de café é usado para esfoliar o couro cabeludo e remover as células mortas para uma maior hidratação

Depois de misturar todos os ingredientes, aplique nos cabelos, massageie e deixe agir por 5 minutos. Em seguida, enxágue normalmente e finalize com condicionador.

Quais os riscos de usar o shampoo bomba por muito tempo?

O shampoo bomba deve ser usado com cautela e intervalos regulares para evitar que alguns efeitos colaterais indesejados acabem prejudicando a saúde dos fios.

Queda de cabelo

Assim como o cabelo é estimulado a crescer de forma acelerada, ele também pode cair de uma maneira mais rápida. Isso poderia ser explicado pelo processo de aceleramento das fases do fio, o que faz que eles acabem caindo antes do ideal.

Absorção elevada de vitamina A

Alguns shampoos que levam o Monovin A podem acabar resultando em uma absorção elevada de vitamina A, o que além de sobrecarregar o fígado ainda pode desencadear doenças hepáticas quando usado com uma frequência maior do que o indicado.

Oleosidade em excesso

Levando em conta que o Monovin A é um ingrediente oleoso, o uso recorrente desse tipo de produto pode deixar a região da raiz do cabelo ainda mais oleosa, o que enfraquece e quebra os fios.

Todo cabelo pode usar o shampoo bomba?

Tecnicamente, sim. No entanto, é importante ressaltar que cabelos saudáveis e que crescem de forma adequada não devem usar o shampoo para evitar uma sobrecarga de nutrientes, que pesam os cabelos e até mesmo contribuem para a sua queda.

cabelos saudáveis devem evitar o shampoo para não causar uma sobrecarga de nutrientes
cabelos saudáveis devem evitar o shampoo para não causar uma sobrecarga de nutrientes

Antes de usar um shampoo para crescimento capilar é importante que você entenda que os cabelos saudáveis crescem mensalmente apenas alguns centímetros. Embora muitas pessoas possam ter um crescimento mais acelerado de forma natural e genética, o mais comum é que esse crescimento seja lento, o que não significa que você está passando por algum problema capilar.

Leia também Quantos centímetros ou dedos o cabelo cresce em um mê?

Analise também as necessidades dos seus fios. Caso note que eles estão quebradiços e ressecados, você pode começar a usar um shampoo bomba em intervalo com outro tipo de shampoo para ajudá-lo a se fortalecer. Porém é importante ficar de olho e ver como o seu cabelo reage.

Caso note que os fios estão pesados e opacos, pode significar que você está hidratando os cabelos mais do que deveria.

Viu como fazer shampoo bomba em casa pode ser fácil? Além do shampoo caseiro, ainda é possível usar um shampoo para o cabelo crescer comprado em farmácias ou supermercados, que também é cheio de vitaminas e minerais importantes para o couro cabeludo e fibra capilar. Caso note que seus cabelos não crescem mesmo com o uso desse tipo de produto, procure ajuda de um tricologista especializado para averiguar o problema.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍