Queda de Cabelo – Atente a esses 10 Sintomas

queda de cabelo sintomas

A queda de cabelo é uma condição natural do organismo respeitando o ciclo de vida do fio. Porém, em alguns indivíduos com alguns tipos de condições e doenças, a queda de cabelo pode ser um sintoma alarmante para um diagnóstico precoce, garantindo maior resultado do tratamento. Sabendo disso, todos os pacientes que enfrentam a queda de cabelo devem ficar atento a alguns sintomas específicos.

Durante os períodos frios do ano como outono e inverno, o cabelo tende a cair um pouco mais do que o normal, já que a raiz do cabelo é menos irrigada por nutrientes e sangue.

Além disso, indivíduos que usam produtos de alisamento, chapinha e processos químicos como tintura, também tendem a sofrer uma queda maior dos fios.

confira os 10 principais sintomas que podem estar associados com a queda de cabelo
confira os 10 principais sintomas que podem estar associados com a queda de cabelo

No entanto, ao notar um excesso de perda de cabelo é importante ficar atento a outros sintomas, já que a perda excessiva dos fios não é considerado algo normal e deve ser investigada. Isso porque, quando não tratada, a queda de cabelo pode levar a condições mais graves como alopecia.

A seguir, listamos 10 sintomas os quais você deve ficar atento caso note um aumento da queda de cabelo. Acompanhe

1- Insônia

A insônia, quando ocorre junto com a perda de cabelo, pode estar associada a um alto nível de estresse.

O stress é uma condição do nosso organismo em que o cérebro fica em estado de alerta constantemente, não sendo possível relaxar. Essa condição é conhecida como uma das causas mais comuns de perda capilar, já que pode acabar alterando o ciclo dos fios, contribuindo para sua queda e deve ser tratado assim que diagnosticado.

a dificuldade em conseguir dormir pode ser um sintoma do estresse crônico, uma condição que faz os cabelos caírem
a dificuldade em conseguir dormir pode ser um sintoma do estresse crônico, uma condição que faz os cabelos caírem

O stress pode ser tanto físico como mental, e em alguns pacientes acaba sendo apenas um agravador do problema, e não a causa principal.

Para aliviar o stress, além de tentar fazer atividades relaxantes como leitura, atividades físicas e meditação, é importante que você procure a ajuda de um profissional para um tratamento mais eficaz.

2- Lábios rachados

As vitaminas são nutrientes importantes para a manutenção do nosso organismo e também para a saúde dos cabelos. Sabendo disso, pessoas que sofrem com queda dos fios devem ingerir as vitaminas para queda de cabelo diariamente por meio da alimentação.

O que acontece, em alguns casos, é a hipervitaminose, um estado em que o paciente ingere doses maiores do que o recomendado e acaba sofrendo um excesso de vitamina.

Apesar da vitamina A ser uma excelente aliada contra queda capilar, o excesso do nutriente no organismo pode causar o efeito reverso e contribuir para uma perda excessiva dos fios. Além da rachadura nos lábios, outros sintomas causado pela hipervitaminose de vitamina A são:

  • pele ressecada e escamosa;
  • dores ósseas e articulares;
  • engrossamento dos pelos.

3- Fadiga

A falta de ferro no nosso organismo pode causar uma condição chamada anemia, que causa fraqueza, palidez e cansaço em excesso. Além disso, um sintoma bastante recorrente do quadro é a queda de cabelo, já que a falta de oxigênio, nutrientes e irrigação sanguínea deixa os fios mais fracos e quebradiços.

Isso acontece porque o ferro é o responsável por levar oxigênio por toda a corrente sanguínea, e quando há um déficit desse nutriente, essa tarefa fica comprometida.

o cansaço em excesso pode ser um sintoma da anemia, condição em que o indivíduo possui deficiência de ferro no corpo
o cansaço em excesso pode ser um sintoma da anemia, condição em que o indivíduo possui deficiência de ferro no corpo

Além de usar suplementos para repor a falta do mineral no organismo, você também pode ingerir alimentos como carne vermelha, feijão branco, brócolis e espinafre, que são ricos em ferro e outros nutrientes.

4- Ganho de peso

O ganho de peso repentino pode estar associado a uma disfunção da tireóide chamada hipotireoidismo, que acontece quando a glândula da tireoide não funciona corretamente e não produz uma série de hormônio da forma adequada. 

Como algum desses hormônios são fundamentais para o metabolismo e crescimento dos fios, a falta deles no organismo pode causar queda de cabelo em excesso.

5- Coceira no couro cabeludo

Apesar da micose ser uma condição que afeta principalmente as unhas e dedos dos pés, em alguns pacientes pode atingir o couro cabeludo e causar uma grande descamação, tirando a estabilidade dos fios e favorecendo a oleosidade e calvície.

Além disso, a caspa, outra condição que causa coceira, também contribui para o aumento da queda de cabelo e deve ser tratada assim que tiver início para evitar complicações no quadro.

6- Dor abdominal associada à diarreia

Embora a diarreia seja comum em diversas outras doenças, esse sintoma pode ser desencadeado pela doença de Crohn, uma doença inflamatória intestinal.

Quando um indivíduo sofre com distúrbios intestinais, toda a absorção de vitaminas fica comprometida, o que significa que os nutrientes ingeridos por meio da alimentação não estão sendo aproveitados.

a dor abdominal quando associada com diarreia e queda de cabelo, pode ser um sintoma da doença de Crohn, uma inflamação intestinal
a dor abdominal quando associada com diarreia e queda de cabelo, pode ser um sintoma da doença de Crohn, uma inflamação intestinal

Como resultado, o indivíduo começa a sofrer de carências nutricionais, causando a queda excessiva dos fios por não ingerir adequadamente nutrientes como ferro, vitamina A, biotina e potássio.

7- Acne

A acne é um dos sintomas mais presentes em distúrbios hormonais, principalmente em mulheres. É o caso do ovário policístico, condição em que o hormônio testosterona é produzido em larga escala em mulheres. E como sintoma do excesso da substância, além da perda de cabelo também estão:

  • crescimento de pelos no corpo;
  • aumento de peso;
  • dificuldade para emagrecer;
  • ciclos menstruais irregulares.

8- Calor excessivo

Em mulheres acima de 40 anos, é comum que a queda de cabelo se inicie em conjunto com a menopausa, condição em que a mulher deixa de ovular e, consequente, não menstrua mais.

Além do excesso de calor, a menopausa também causa:

  • secura vaginal;
  • dor de cabeça;
  • osteoporose;
  • irritabilidade;
  • descontrole hormonal.

Isso acontece porque os cabelos precisam dos hormônios femininos para que fiquem fortes e cresçam com saúde. E como na menopausa esses hormônios deixam de ser produzidos em grandes quantidades, a queda de cabelo tende a aumentar.

9- Ferida nos órgãos sexuais

A sífilis, uma doença sexualmente transmissível, acontece quando uma bactéria gera feridas nos órgão sexuais e pode acabar afetando a saúde dos fios. Com isso, contribui para a queda de cabelo em excesso.

Além desses dois sintomas, a doença também pode causar manchas na pele.

10- Descontrole hormonal

Algumas condições como pós-parto e gravidez acabam causando um descontrole hormonal no organismo feminino, o que contribui para a perda dos fios deixando-os mais quebradiços.

Além disso, o stress do pós-parto também é um fator que contribui para a perda de cabelo, que pode durar uma média de 2 meses durante os primeiros 3 meses depois do nascimento do bebê.

Depois de ver os 10 sintomas que podem estar causando a queda de cabelo, é hora de procurar um médico tricologista para averiguar o seu quadro. Em conjunto com o tratamento, você pode optar por ingerir alimentos ricos em vitaminas para queda de cabelo e usar cosméticos que adicionam nutrientes importantes para a saúde dos fios, potencializando o resultado do tratamento anti queda.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍