15 dicas de ouro para seu cabelo crescer forte e saudável

cabelo crescer forte

Enquanto algumas mulheres conseguem fazer o cabelo crescer sem grandes esforços, existe uma parcela da população feminina que encontra dificuldades na hora de conquistar o tão sonhado cabelo comprido.

Embora muitas vezes isso aconteça graças à fragilização da fibra capilar, em outros casos trata-se apenas de genética. Pensando nisso, muitas delas recorrem a procedimentos que ajudam o cabelo crescer forte e saudável.

Além de fatores genéticos e externos como uso recorrente de aparelhos como chapinha e secador, por exemplo, a demora do crescimento dos fios também pode estar relacionada a distúrbios hormonais e má circulação sanguínea.

Para lhe auxiliar a conseguir um cabelo comprido de forma mais rápida e saudável, separamos 15 dicas de ouro para você começar a usar hoje mesmo. Veja logo abaixo!

1- Evite o uso de secadores e chapinha

Apesar de fazer parte da rotina de muitas brasileiras, a chapinha pode ser a grande vilã se você quer que os cabelos cresçam mais rápido e saudável. Isso porque o calor do aparelho pode danificar a fibra capilar se usado indevidamente ou com uma frequência muito grande.

Como resultado, o fio fica cada vez mais fraco, quebra e cai, dificultando o crescimento de fios novos.

o uso frequente de chapinhas e secadores pode fragilizar os fios e impedir que cresçam saudáveis
o uso frequente de chapinhas e secadores pode fragilizar os fios e impedir que cresçam saudáveis

Se não puder evitar o uso, invista em um protetor térmico a base de silicone para proteger os cabelos das altas temperaturas.

Leia também Chapinha estraga o cabelo?

2- Ajude o seu cabelo a crescer forte fazendo um cronograma capilar

O cronograma capilar é essencial para quem quer ver o cabelo crescer forte e saudável.

Afinal, nada melhor do que repor a água e os nutrientes que os fios precisam para recuperar o comprimento. A dica é alternar a nutrição com hidratação e reconstrução, de modo que a fibra seja fortalecida gradativamente. 

Além de fios mais saudáveis, você ainda  evita que eles acabem se quebrando por falta de vitaminas.

3- Faça massagens no couro cabeludo de forma regular

O couro cabeludo é uma área extremamente importante para que os cabelos cresçam com mais saúde, já que é ali que a raiz capilar recebe o estímulo necessário para se fortalecer.

Na hora de lavar as mechas separe alguns minutos para fazer uma massagem na região, o que estimula a circulação sanguínea local para ajudar no crescimento capilar.

Você ainda pode fazer essa massagem usando o auxílio de óleos como o óleo de coco para potencializar a hidratação local.

4- Evite o excesso de produtos capilares

Aplicar máscara de hidratação demais pensando que dessa forma os fios serão beneficiados é um dos grandes motivos que atrasa o crescimento dos cabelos.

O uso em excesso de condicionadores, máscara de hidratação e óleos capilares entope os poros do couro cabeludo e impede que os fios cresçam.

o uso excessivo de produtos capilares pode fragilizar os cabelos e causar acúmulo, dando uma aparência de fios pesados
o uso excessivo de produtos capilares pode fragilizar os cabelos e causar acúmulo, dando uma aparência de fios pesados

Sabendo disso, você deve aplicar apenas a quantidade necessária de produto de acordo com o volume de fios do cabelo.

5- Mantenha uma alimentação balanceada

Como falamos acima, para seu cabelo crescer forte e saudável ele precisa receber diversos nutrientes como a vitamina A, vitamina D e biotina, por exemplo.

No entanto, esses nutrientes não devem estar apenas nos cosméticos capilares. Manter uma alimentação rica em vitaminas e minerais para cabelo é essencial para as mechas crescerem sempre saudáveis.

6- Não prenda o cabelo com força 

Prender os fios com muita força causa um atrito entre elástico e cabelo, resultando na quebra e queda de grande parte deles, é a chamada alopecia por tração.

Se você tem o costume de usar penteados como rabo de cavalo e coques diariamente, de preferência para os elásticos revestidos com tecido e deixe o elástico sempre mais frouxo.

7- Faça atividades que relaxem

Quando estamos estressados nosso organismo libera um hormônio chamado cortisol, que atua negativamente nos fios e impede que cresçam da forma que deveriam.

Invista em atividades relaxantes como leitura e yoga para evitar crises de estresse sempre que possível.

8- Aumente a ingestão de água

A água é essencial não somente para repor os sais minerais que perdemos diariamente com o suor, mas também ajuda na liberação de toxinas do corpo por meio da urina.

Junto a isso, ainda atua deixando os fios mais hidratados e resistentes. 

a água ajuda a manter os cabelo hidratados, o que contribui para fios mais fortes e saudáveis
a água ajuda a manter os cabelo hidratados, o que contribui para fios mais fortes e saudáveis

O recomendado é que a ingestão de água varie entre 2L e 2,5 L, devendo chegar a 3L em dias mais quentes.

9- Corte as pontas com regularidade para o cabelo crescer forte e mais bonito

Embora pareça contraditório, cortar os cabelos ajuda a fazê-los crescer fortes e saudáveis.

Com o passar do tempo é normal que os fios formem pontas duplas, o que os deixa fragilizados e dificulta no seu crescimento, além de deixá-los frágeis e quebradiços. O ideal é cortar as pontas a cada 6 ou 8 semanas para remover o excesso de pontas duplas e fios ressecados.

10- Penteie o cabelo todos os dias

Escovar os cabelos uma vez ao dia ajuda na ativação da circulação sanguínea do couro cabeludo, o que induz ao crescimento capilar graças a irrigação da região, fortalecendo assim os fios novos.

No entanto, não escove os cabelos mais de uma vez ao dia a menos que seja necessário, já que isso pode fazer com que eles se quebrem mais rapidamente.

11- Não use produtos pesados no couro cabeludo para o cabelo crescer forte e saudável

Óleos, condicionadores e máscaras de hidratação são produtos que devem ser usados apenas no comprimento e pontas, já que possuem um grande potencial de entupimento de poros, o que faz com que os fios fiquem mais fracos, podendo até mesmo contribuir para sua quebra e queda.

os óleos hidratantes como o de coco, por exemplo, pode acumular na raiz se for aplicado no couro cabeludo
os óleos hidratantes como o de coco, por exemplo, pode acumular na raiz se for aplicado no couro cabeludo

Uma dica que ajuda a solucionar esse problema é usar um shampoo anti resíduos pelo menos uma vez na semana para uma limpeza mais profunda da região.

Leia também Shampoo Anti Resíduos: O que é, vale a pena, funciona?

12- Não lave os cabelos todos os dias

Lavar os cabelos todos os dias expõe a fibra capilar a produtos químicos, o que pode deixar os fios fragilizados.

Isso acontece porque quando lavamos os cabelos diariamente inibimos a oleosidade natural dos fios, que é essencial para mantê-los saudáveis e fortes.

Apesar da oleosidade em excesso ser maléfica para os cabelos, quando em pouca quantidade, ela é importante para a hidratação e proteção dos fios.

Embora cada tipo de cabelo deva ser lavado em uma frequência diferente, de acordo com a oleosidade produzida de forma natural, é importante que até mesmos cabelos com excesso de sebo busquem alternar os dias de lavagens.

13- Não durma com cabelos molhados

Deitar no travesseiro com o cabelo molhado abafa a região e aumenta as chances de proliferação de fungos e bactérias, que não somente deixam os cabelos mais frágeis como também pode acabar resultando em problemas mais sérios como a seborreia.

Por fragilizar os fios, o hábito ainda impede que cresçam da forma como deveriam.

14- Mantenha seus exames em dia

Problemas endocrinológicos como hipotireoidismo, por exemplo, são um dos grandes causadores da queda de cabelo e da dificuldade em fazê-los crescer fortes e saudáveis.

Enquanto alguns desses problemas possuem sintomas bastante acentuados, outros podem passar despercebidos, sendo importante manter os exames em dia para evitar a queda de cabelo e a fragilização dos fios.

Leia também Quais problemas hormonais causam queda de cabelo?

15- Para seu cabelo crescer forte e saudável, deixe de fumar

A nicotina contida no cigarro dificulta a passagem de sangue pelas veias, o que faz com que a circulação sanguíneas no couro cabeludo seja prejudicada.

Em conjunto, ainda influencia diretamente na passagem dos nutrientes para a raiz capilar. Isso quer dizer que o cigarro, além de fazer mal para a saúde como um todo, prejudica a saúde dos cabelos e faz com que fiquem frágeis e quebradiços.

a nicotina presente no cigarro prejudica a fibra capilar e não deixa o cabelo crescer forte e saudável
fia fibra capa nicotina presente no cigarro prejudica a saúde dos fios e impede que eles cresçam no ritmo normal

Agora que você viu nossas dicas de como fazer o cabelo crescer forte e saudável, comece a usá-las para conquistar os fios compridos mais rapidamente.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍