O que é o corte bordado

O que é o corte bordado e para qual tipo de cabelo é indicado?

As pontas duplas continuam sendo um dos principais problemas capilares que afetam em especial as mulheres. Afinal, cabelos curtos tendem a ressecar com uma frequência maior em comparação com o cabelo masculino. Para tratar o quadro, além de uma rotina de cuidados com os fios, o público feminino tem recorrido a outros tipos de tratamentos, como é o caso do corte bordado.

As pontas duplas surgem geralmente quando os cabelos estão ressecados por falta de hidratação ou por fatores externos como muita exposição ao sol, químicas e tinturas, e excesso de sal e cloro das águas do mar e piscina, além da poluição diária das grandes cidades. Embora seja algo sobre o qual não temos controle, é possível tomar algumas medidas que amenizam o efeito desses agentes nas mechas.

Veja a seguir o que é o corte bordado e qual o melhor tipo de cabelo para aplicá-lo.

O que é o corte bordado?

O corte bordado é um procedimento no qual o cabeleireiro retira as pontas duplas de uma forma que o comprimento dos fios seja mantido, retirando apenas as partes ressecadas. Embora seja uma técnica relativamente antiga, começou a ficar famosa há poucos anos.

Roupas e Acessórios femininos

Como o corte bordado é feito?

Diferente dos cortes tradicionais, o corte bordado não é feito na extremidade do cabelo todo, e sim apenas nas pontas duplas, com o intuído de retirar apenas a parte danificada dos cabelos.

para fazer o corte bordado com a tesoura, o profissional separa o cabelo em mechas, colocando-as entre os dedos para remover as pontas duplas que destoam do restante dos fios
para fazer o corte bordado com a tesoura, o profissional separa o cabelo em mechas, colocando-as entre os dedos para remover as pontas duplas que destoam do restante dos fios

O corte bordado pode ser feito de duas formas diferentes: com uma máquina no formato de chapinha que desliza em todo o cabelo e corta apenas as pontas com ressecamento, ou manualmente com a tesoura. No último caso, o profissional apara mecha por mecha, removendo somente as ponta que destoam do restante do cabelo.

Para fazer a técnica, os fios devem estar secos e limpos, já que a água e a oleosidade disfarçam as pontas duplas, que podem acabar passando batidas. Nos cabelos cacheados, antes de aplicar a técnica do corte bordado, o profissional faz uma escova, a fim de ver com mais clareza onde estão as pontas ressecadas e para não prejudicar a forma dos cachos e retirar apenas o necessário.

Quando o corte bordado é recomendado?

Como o objetivo principal do corte é tirar as pontas duplas e secas, é indicado principalmente quando os cabelos passaram por muita química, ou são submetidos ao uso constante de aparelhos como secadores e chapinhas.

Para saber quando é a hora de fazer o procedimento, basta analisar dos fios em busca de pontas duplas. Quando o cabelo apresentar pontas ressecadas e espigadas, pode ser hora de fazer o corte bordado para retirar os fios danificados.

Como fazer o corte durar mais

Mesmo retirando as pontas duplas com o corte bordado, elas podem retornar quando os fios não são bem cuidados e hidratados, sendo necessário repetir o procedimento em pouco tempo.

Para que o aspecto de cabelo saudável e sedosos se prolongue, você deve estabelecer uma rotina de cuidados capilares com hidratação, umectação e reposição de nutrientes, além de apostar em produtos de qualidade.

Outra dica é usar shampoos com sulfato apenas uma vez na semana para remover os resíduos de produtos do couro cabeludo. No restante dos dias, prefira um shampoo sulfate free, que limpa os fios sem agredí-los.

na hora de lavar os fios, lembre-se de usar shampoos com sulfato apenas uma vez na semana para não agredir os cabelos e deixá-los ressecados
na hora de lavar os fios, lembre-se de usar shampoos com sulfato apenas uma vez na semana para não agredir os cabelos e deixá-los ressecados

Usar máscaras de hidratação também ajuda na hora de preservar os cabelos depois do corte bordado, além de sempre aplicar condicionador para selar as cutículas.

Aprenda a fazer máscaras de hidratação caseira clicando aqui!

Para qual tipo de cabelo o corte é indicado?

O processo pode ser feito em todos os tipos de cabelos, desde os lisos até os cacheados e crespos. Além de não retirar o comprimento das mechas, o corte bordado também reduz os frizz, deixando os cachos muito mais definidos.

Com qual frequência refazer o corte bordado?

A manutenção do corte deve ser feito a cada aproximadamente 2 meses  para manter os fios saudáveis e longes das pontas duplas. Porém, caso não mantenha os cuidados necessários com os fios, as pontas ressecadas podem voltar em menos de um mês.

Existe alguma contraindicação para o corte bordado?

O corte não possui nenhum tipo de contraindicação, já que só traz benefícios para os fios. Afinal, além da estética, pontas duplas prejudicam a saúde capilar, podendo até mesmo causar a queda de cabelo.

na hora de fazer o corte, procure um profissional de confiança, já que tentar cortar seu cabelo sozinha, você pode acabar cortando mais do que deveria
na hora de fazer o corte, procure um profissional de confiança, já que tentar cortar seu cabelo sozinha, você pode acabar cortando mais do que deveria

É importante ressaltar, porém, que a técnica deve ser feita apenas por profissionais, já que fazer o procedimento em casa pode resultar em erros como cortar a mais do que deveria ou deixar os cabelos tortos e desalinhados.

Cabelos curtos também podem fazer a técnica?

Sim, até mesmo mulheres com cabelos curtos como é o caso do corte chanel podem fazer o corte bordado, já que ele não altera em nada o comprimento dos fios. Além disso, o procedimento também pode ser feito em cabelos masculinos, embora não seja algo muito comum.

Quais os pontos negativos do corte bordado?

O único ponto negativo da técnica é que pode levar algumas hora para ser finalizada, já que será necessário identificar todas as pontas duplas dos cabelos. Mas, apesar da demora, é possível eliminar todas as partes ressecadas dos cabelos, deixando-os mais saudáveis e leves.

Na hora da finalização, é fundamental que após o corte das pontas duplas ser finalizado, o profissional faça uma cauterização ou queratinização para devolver a queratina às fibras capilares e sele as cutículas dos fios para que não voltem a abrir.

Agora que você viu o que é o corte bordado e todos os benefícios que o processo traz aos fios, lembre-se de escolher um profissional de confiança para realizar a técnica em suas mechas. Afinal, quando feito da forma errada, o corte bordado pode não ter efeito algum e o cabelo continuará com pontas ressecadas, e caso o intervalo correto não seja respeitado, as pontas ficarão ralas e frágeis.