Quantos fios de cabelo tem uma pessoa com 25 anos?

quantos fios de cabelo tem uma pessoa com 25 anos

O cabelo é um tipo de pelo que nasce no couro cabeludo e se diferencia principalmente por possuir um comprimento maior do que os demais. Além disso, diferente dos pelos do restante do corpo, os cabelos podem ser lisos, ondulados, crespos e de cores variadas. Sabe-se, porém, que ao longo da vida perdemos e ganhamos diversos fios novos todos os dias. Mas você sabe quantos fios de cabelo tem uma pessoa com 25 anos?

Apesar de ser algo que conte muito na parte estética, os cabelos também funcionam como um isolante térmico protegendo a cabeça do frio, radiações solares e até mesmo poluição. Além disso,algumas doenças como diabetes, síndrome do ovário policístico e anemia podem ser identificadas pela modificação que causam no ciclo de vida dos fios, fazendo-os cair mais do que o normal.

Veja no texto a seguir quantos fios de cabelo um adulto possui e quantos cabelos perdemos diariamente!

Quantos fios de cabelo tem uma pessoa com 25 anos?

Um indivíduo com 25 anos possui cerca de 150 mil fios de cabelos que crescem uma média de 1cm por mês. Enquanto isso, recém nascidos possuem de 100 mil a 150 mil folículos no couro cabeludo, que crescerão durante os primeiros anos da infância.

é bastante comum que o número de fios de cabelo diminua conforme o passar dos anos, podendo chegar em torno de 400 anos 50 anos de idade e diminuindo ainda mais depois disso
é bastante comum que o número de fios de cabelo diminua conforme o passar dos anos, podendo chegar em torno de 400 anos 50 anos de idade e diminuindo ainda mais depois disso

Depois dos 30 anos até os 50, esse número chega a cair para até 485 fios. Porém, o processo acontece de forma gradativa devido a fatores do envelhecimento, e pode levar até 20 anos para que todos os cabelos caiam.

Quantos fios de cabelo caem por dia?

A média é que uma pessoa saudável perca 100 fios de cabelo diariamente durante o banho, ao pentear as mechas etc. O cálculo é que aproximadamente 10% dos fios couro cabeludo estejam na fase de queda, a fase chamada de telógena.

No entanto, esse número varia de indivíduo para indivíduo, podendo ser um pouco a mais em alguns e um pouco menos em outros.

Além do mais, em mulheres que estão passando pelo pós-parto, esse número tende a aumentar em até 5 vezes, já que uma mãe pode perder até 500 fios por dia depois de ganhar o bebê.

Sinais de alerta

Por ser um processo natural do próprio fio, a queda de cabelo não deve ser preocupante a menos que o paciente note que os cabelos começaram a cair em excesso. Um dos primeiros sinais é o aumento do volume de cabelo no ralo após o banho, e o aumento de fios pelo chão da casa e no travesseiro.

Em alguns casos, os cabelos também caem ao passar as mãos no couro cabeludo e são encontrados nas roupas com mais facilidade.

Porém, é importante ter em mente que os cabelos femininos fazem mais volume do que os cabelos masculino, já que a tendência é serem maiores. Isso significa que 100 fios de cabelos femininos no pente podem parecer 200 se os fios forem muito longos.

ao notar um amento de fios perdidos no pente e ralo do chuveiro, procure ajuda de um profissional para investigar o quadro
ao notar um amento de fios perdidos no pente e ralo do chuveiro, procure ajuda de um profissional para investigar o quadro

Para tirar a dúvida, é importante consultar um tricologista caso note um aumento de perda capilar para investigar o quadro.

Quais são as causas mais comuns de queda de cabelo?

A queda de cabelo pode ser desencadeada por diversos fatores, desde doenças como diabetes, até problemas hormonais e carências de nutrientes como o ferro e biotina.

Leia também O que é deficiência de biotina?

A higiene incorreta dos fios também pode acabar contribuindo para a queda capilar, já que o excesso de óleo entope os folículos capilares impedindo que fios novos nasçam, além de modificar o ciclo de vida dos fios, fazendo com que caiam mais cedo do que o normal.

Qual o tempo de vida de um cabelo?

O ciclo de vida dos fios é divido em 3 fases diferentes:

  • fase anágena: fase de crescimento ativa dos cabelos que dura de três a seis anos;
  • face catágena: fase de regressão, quando os fios começam a morrer que dura três semanas;
  • fase telógena: fase quando o cabelo morto é empurrado para fora do couro cabeludo para que um novo fio possa nascer. Essa fase dura aproximadamente três meses.

Embora cada fase tenha um tempo de duração diferente da outra, o tempo de vida de um fio é muito maior, podendo ser de 2 a 6 anos. Isso quer dizer que um fio que está nascendo agora, ficará no couro cabeludo por no mínimo 2 anos caso o cabelo esteja saudável e não apresente nenhuma doença como a seborreia ou calvície.

A calvície pode atingir tantos homens quanto mulheres?

Embora os quadros de calvície em mulheres sejam menos recorrente, mulheres também podem sofrer com essa doença. No entanto, como a maioria dos quadros de calvície a doença é causada pela transformação da testosterona em dihtestosterona, dois hormônios que estão em altas concentrações principalmente no organismo masculino, a tendência é que o problema atinja menos mulheres do que homens.

embora com menos frequência, a mulher também pode sofrer com a calvície
embora com menos frequência, a mulher também pode sofrer com a calvície

O que acontece, no entanto, é que a ação desses hormônios não é a única causa da calvície, já que a doença pode ser desencadeada por doenças psicossomáticas, desencadeadas por desequilíbrios emocionais como o estresse, por exemplo.

Leia também Como saber se estou com calvície feminina?

Como tratar a queda de cabelo?

O tratamento para a queda capilar vai depender da causa e do quadro de cada paciente. Para pacientes homens que sofrem com a calvície, por exemplo, o médico especialista pode receitar o uso da finasterida como tratamento. No entanto, devido aos efeitos colaterais do fármaco, muitos pacientes optam por fazer um tratamento apenas com cosméticos voltados para a perda dos fios.

Em quadros mais simples como a queda capilar devido ao estresse, por exemplo, além de shampoos e condicionadores anti quedas, o tratamento também deve ser feito na área emocional do paciente, evitando os altos níveis de estresse no dia a dia.

Agora que você viu quantos fios de cabelo tem uma pessoa com 25 anos, consulte um especialista caso você note uma diminuição no volume dos seus cabelos, ou um aumento da queda capilar no dia a dia. Embora alguns quadros possam ser mais simples de desenvolver e se tratar apenas de carências nutricionais de vitaminas importantes para a saúde do cabelo, outros casos podem ser mais complicados como alopecia.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍